Lajedão: A Secretaria Municipal de Saúde de Lajedão divulgou uma Nota de Esclarecimento nesta quinta-feira (08/02/2024) alertando sobre o aumento de casos suspeitos de dengue na cidade. Segundo o órgão, na semana epidemiológica nº 05 foram notificados 06 casos suspeitos para dengue, que seguem em investigação. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) considera que o município de Lajedão encontra-se em situação de epidemia para dengue, visto que o número de casos notificados está acima do esperado, por se tratar de um município pequeno.
A Nota de Esclarecimento orienta a população a ficar atenta aos sinais e sintomas da doença, como febre alta, dores de cabeça e em região dos olhos, dores nas articulações e nos músculos, fraqueza ou falta de apetite, náuseas, vômitos, diarréia e manchas avermelhadas no corpo. Em caso de suspeita, a recomendação é procurar uma Unidade de Saúde para avaliação.
A Secretaria Municipal de Saúde de Lajedão também ressalta que o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, é responsabilidade de todos. Para isso, é necessário eliminar os criadouros do mosquito, com atitudes simples, como: guardar garrafas de cabeça para baixo, retirar os pratos de vasos de plantas, manter barris e caixas d'água bem tampados, não deixar água da chuva acumulada sobre lajes, limpar calhas, lavar as vasilhas de água dos animais, não acumular pneus e entulhos.
A Nota de Esclarecimento informa ainda que a Secretaria Municipal de Saúde de Lajedão está solicitando o carro para borrifação de fumacê ao governo do Estado da Bahia e está adotando as devidas medidas necessárias para fortalecer o combate ao mosquito Aedes Aegypti.
Por: Liberdadenews/Ascom