Teixeira de Freitas: Nesta quinta-feira, o Diário Oficial da Bahia publicou a Resolução CIB 184/2024, que definiu e aprovou os perfis assistenciais do Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB) e do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF). A discussão sobre a realização de cirurgias ortopédicas gerou polêmica, sendo oficializado que Teixeira de Freitas é responsável pela ortopedia de média complexidade, de acordo com o anexo II da Resolução.
A Prefeitura Municipal divulgou um vídeo nas redes sociais informando que as urgências e emergências de ortopedia, com a inauguração, agora são de responsabilidade do Hospital Estadual Costa das Baleias, o que tem sobrecarregado a UPA de Teixeira de Freitas devido à demora na aceitação dos pacientes via SUREM. Especialidades como cirurgias vasculares, oncológicas, neurológicas, bucomaxilares, urológicas, gerais e tireoidianas, antes realizadas no Hospital Municipal, agora são direcionadas para o Costa das Baleias.
O Hospital Costa das Baleias, referência para 21 municípios, enfrenta o desafio de atender não apenas a população local, mas também de outras regiões da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo. A demanda crescente levanta a necessidade de o hospital ser um local de portas abertas, garantindo o acesso aos serviços de saúde para todos que necessitam.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews