A Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h que recebeu o nome da saudosa Benedita Castro de Lima, a ‘Benedita Parteira’, que foi inaugurada no último dia 15 de setembro como o objetivo de resolver a problemática da saúde no município de Prado, como dizia o prefeito cassado, João Alberto Viana Amaral, o ‘Jonga’ (PCdoB), teve suas portas fechadas na manhã desta terça-feira (18/12) por tempo indeterminado.
De acordo com a coordenadora da unidade, Nívia Mansur, o fechamento da UPA 24h foi comunicado ao Ministério Público e a Secretaria Municipal de Saúde.
A coordenadora destacou a unidade de urgência e emergência não estava disponibilizando mais atendimento médico se limitando apenas no serviço de enfermagem, devido a falta de pagamento dos profissionais que por esse motivo deixaram de vir atender na unidade.
Nívia lamentou o fechamento neste período da alta temporada, quando a cidade recebe milhares de turistas, mas salientou que até o momento a unidade não recebeu ainda nenhum recurso do Governo Federal e que o município sozinho não tem condições de mantê-la funcionando. Ela ressaltou que só a folha de pagamento é de R$ 180 mil.
“Não tem como trabalhar sem médico, principalmente agora na alta temporada, pode chegar uma pessoa acidentada, como tratar de um trauma se o enfermeiro não pode medicar um paciente sem a prescrição de um médico. Estamos fechando justamente para prevenir desses acontecimentos e não expor a equipe de enfermagem”, disse Nívia Mansur.
Os funcionários da UPA receberam seus salários apenas no último mês de setembro e estão sem receber os meses de outubro, novembro e dezembro. Portanto a UPA foi fechada por que os funcionários estão sem receber.
A esperança é que a prefeita eleita, Mayra Brito, que tomará posse em 1º de janeiro reabra a unidade e busque condições de mantê-la funcionando normalmente.
Por: Antonio Carlos/Prado agora