O sistema de saúde pública do município de Alcobaça tem se destacado nos últimos meses em referencia aos demais municípios da região. A maioria das prefeituras encontraram dificuldades de gestão no inicio de janeiro, devido a ingerência dos gestores que deixaram o cargo dia 31 de dezembro de 2012.
Em Alcobaça não foi diferente. A dificuldade de orçamento diante da demanda do município em saúde, a péssima situação dos postos de saúde e consultórios odontológicos e a falta de médicos e profissionais de saúde dificultaram o inicio da gestão municipal.
O Prefeito Bernardo Olívio, logo que se deparou com a situação, estabeleceu junto com sua equipe um plano de urgência que pudesse atender a demanda do município. O plano contou com a colaboração de médicos, enfermeiros técnicos e profissionais da área de saúde, conseguindo, dessa forma, desempenhar um sistema de saúde que funcionasse para atender a grande demanda do município, em consultas, cirurgias, internamentos, atendimento odontológico em todos os postos de saúde, atendimento fora de domicilio e ampliação do quadro medico do município e dos profissionais de saúde.
O Prefeito afirma que não está sendo fácil tocar uma cidade que não tinha uma estrutura mínima para atender a população e admite que foi pego de surpresa com a péssima estrutura do setor publico. Bernardo Olívio justificou que muitas ações precisam ser desenvolvidas em Alcobaça e que pretende aumentar a estrutura pública para atender com qualidade os munícipes, além de destacar a importância da ajuda de todos, com criticas e sugestões.
O Governo do Estado, o Governo Federal e parceria com empresas privadas estão sendo acionados para colaborarem com o desenvolvimento do município. É pensando numa gestão participativa e de parceria, que o prefeito de Alcobaça tem se destacado e está desenvolvendo ações que estão colocando Alcobaça em posição de destaque no Extremo Sul e no Estado.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews