Teixeira de Freitas: A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Saúde Bucal, realizou, na manhã desta quarta-feira (8), reunião para adequação do setor de odontologia no município ao Programa Brasil Sorridente, do Governo Federal.
Os encontros vêm acontecendo quinzenalmente, tendo como foco principal a identificação das deficiências da odontologia no âmbito da saúde pública municipal, com fim de saná-las e de ofertar à população uma prestação de serviço voltada para eficácia dos procedimentos.
De acordo com o responsável pela assistência técnica para implantação do sistema de saúde bucal, Alexandre Mendes, a reestruturação – no tocante ao atendimento à população e melhoria da saúde pública – está sendo baseada na identificação e tratamento de doenças, manutenção da saúde bucal e prevenção.
“O que nós queremos é conquistar um patamar de saúde bucal eficaz, que atenda a população numa visão holística”, comentou Alexandre. A abrangência da saúde bucal se daria não somente em relação ao público, que vai desde as gestantes aos idosos ou pacientes no CTI, mas também a partir da visão de que a atenção e prevenção das doenças bucais, ou que se manifestam nesta região, refletiria na saúde do cidadão e da comunidade como um todo.
O caminho trilhado para a organização e aperfeiçoamento do atendimento dos dentistas perpassa o processo de gestão de equipamentos – através da manutenção preventiva, reparo adequado e reposição –, normatização de condutas, regularização de carga horária e férias, e integração das secretarias que participam direta e indiretamente da questão, tal como Saúde e Educação.
O Centro Especializado em Odontologia (CEO), após anos sem funcionar, será reinaugurado e completará a rede de atendimento, que é iniciada nos Postos de Saúde da Família. Ao mesmo tempo em que tais medidas vêm sendo tomadas, já está em andamento um ciclo de debates entre a classe odontóloga e com a comunidade para discussão de temas como tabagismo, lesões bucais e prevenção de doenças.
Por: Liberdadenews/Ascom