A cidade de Teixeira de Freitas será referência no extremo sul da Bahia no tratamento de câncer. Além da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), que já oferece tratamento quimioterápico, o município está pleiteando a aquisição de aparelho para radioterapia.
O denominado Acelerador Linear é utilizado no tratamento de câncer e outras enfermidades através da radiação e deverá ser alocado em unidade distinta. De acordo com o secretário de Saúde Marcus Viana, esforços estão sendo feitos para que sua construção seja liberada ainda neste ano, próximo ao Complexo Regulador – ainda conforme o secretário, técnicos do Ministério da Saúde já fizeram visitas ao local e solicitaram estudos do solo e a planta do prédio.
A implantação da unidade radioterápica corresponde a investimento de aproximadamente R$ 3 milhões, cuja obra deverá ser entregue cerca de um ano após assinatura do convênio com o Governo Federal. Esta aquisição implicará na melhoria do atendimento aos pacientes e à facilitação do acesso, haja vista que não precisarão mais se deslocar para localidades distantes em busca de tratamento.
Por: Liberdadenews/Ascom