A Prefeitura de Teixeira de Freitas, através da Secretaria Municipal de Saúde, está trabalhando para a completa modernização da saúde pública no município. Tendo em vista as condições iniciais do setor quando da assunção da atual administração, foi feito diagnóstico das dificuldades e elaborado plano de ação para superá-las, o qual já começou a ser executado.
Considerando que as necessidades da população usuária do serviço se referiam à questões estruturais e também ao atendimento, medidas estão sendo tomadas nos dois âmbitos e alcançam as unidades de Atenção Básica, unidades hospitalares e de alta complexidade.
O funcionamento da saúde pública se dá em rede e este conceito está sendo fortalecido para que a população tenha acesso a um atendimento efetivo e eficaz. Desta forma, os Postos de Saúde da Família, agora denominados Unidades Básicas de Saúde (UBS), estão sendo requalificados, garantindo a melhoria estrutural dos já existentes e a construção de unidade para atender à comunidades ainda não cobertas.
Vale salientar que a obra em questão, por moderna que é, será tripla e composta por espaço de convivência e equipamentos esportivos e, localizada no bairro Luís Eduardo Magalhães, atenderá também aos moradores do bairro Redenção e do Residencial Ramalho.
Certa de que este é apenas um dos vários passos rumo a uma prestação de serviço de qualidade, a Prefeitura está implementando, ainda, mudanças no que tange ao atendimento, através do programa Humaniza SUS. Sua execução está sendo iniciada no Hospital Municipal, mas abrangerá toda a rede, tendo como metas o acolhimento dos pacientes de forma humanizada, a valorização dos servidores, e oferta de condições de trabalho e estadia dignas.
A nova postura da administração aduz ainda à parceria com a população, a fim de que seja fático o lema de uma cidade que é “minha, sua, de todos nós”. No intuito de que todos sejam participantes deste processo de valorização e modernização de Teixeira de Freitas, foi afixada em frente ao Hospital Municipal as principais mudanças a serem executadas na unidade. Mudanças estas que, como já dito, referem-se à humanização do atendimento, mas também à aquisição de equipamentos, requalificação hidráulica, avaliação do núcleo de leitos e outras que garantirão a segurança e qualidade do atendimento a toda a população.
Por: Liberdadenews/Ascom