Teixeira de Freitas: Aconteceu nesta quinta-feira dia (02) o Seminário de Sensibilização para Mobilização Social na Prevenção e Combate da Dengue. Esta importante iniciativa partiu do governo do estado da Bahia, por meio da secretaria de saúde do estado da Bahia (SESAB), com o apoio da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), em parceria com a secretaria municipal de Teixeira de Freitas na pessoa do secretario municipal Vagner Fernandes.
A secretaria de saúde esta unido com o governo do estado na intenção de encontrar uma solução onde seja eficaz para combater o mosquito transmissor da dengue. O secretario de saúde Vagner Fernandes vem abraçando este projeto e sendo solidário aos organizadores, porque tem o conhecimento que é de suma importância para Teixeira de Freitas.
O Combate à Dengue é uma responsabilidade dos órgãos públicos e de toda população. O mosquito da dengue (Aedes aegypti) se reproduz em qualquer lugar que houver condições propícias (água parada limpa ou pouco poluída).
A conscientização da população e a tomada de medidas são de fundamental importância para a redução e, quem sabe, a erradicação desta doença em Teixeira de Freitas.
Você sabia que cerca de 90% dos focos do mosquito são encontrados nas residências?
Vejam alguns exemplos?
Medidas de Combate à dengue (para eliminar os criadouros e evitar a reprodução e proliferação do Aedes Aegypti)
- Não deixar água parada em pneus fora de uso. O ideal é fazer furos nestes pneus para evitar o acúmulo de água;
- Não deixar a água parada nas calhas da residência. Remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água.
- A vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada. Deixar estas vasilhas sempre secas ou cobri-las com areia;
- Caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água;
- Vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar;
- Não deixar água acumulada sobre a laje de sua residência;
- Garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo (fechado)
- Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada e etc.
Maria Cristina Mota Leal (líder executiva da Fundação Luís Eduardo Magalhães e coordenadora da Mobilização Social Contra a Dengue) fez uma brilhante palestra orientando e conscientizando a população teixeirense de que unidos podemos vencer este pequenino mosquito, que ao longo dos tempos vem se alastrando em meio ao convívio da humanidade. “É um dever de todos nos, nós unirmos e darmos as mãos em prol do combate a dengue.”
Maria Cristina salienta ainda que a população de Teixeira pode ajudar nos trabalhos realizados pela secretarias de saúde no combate ao mosquito transmissor da dengue.
Este projeto esta inicialmente implantado em 10 bairros de Teixeira de Freitas, com o intuito de buscar o fim da dengue, mas não terá fim até que se encontre uma solução cabível para termos um verão sem foco da dengue.
Por: Williane Oliveira/Liberdade News