A secretaria municipal de saúde de Teixeira de Freitas recebeu no ultimo dia 21/08 (quarta-feira), a Gestoras de Internação Domiciliar da Fundação Estatal Saúde da Família, Nancy Ferraz. Ela veio fazer o levantamento da demanda dos pacientes que estão internados no Hospital Municipal e que poderiam estar sendo assistidos em casa, através do Programa Melhor em Casa do Ministério da Saúde.
O secretario de saúde Eujácio Dantas teve em reunião com a Gestora Nancy Ferraz, onde foi discutida toda a logística de implantação do programa e toda a estrutura que será oferecido para a implantação dos serviços. Eles ainda estiveram no Hospital Municipal (HMTF), na enfermaria de internação, onde foi constatado a super lotação da unidade. E a avaliação feita pela a representante da Fundação é que a maioria dos pacientes que estão internados na unidade do HMTF, poderiam estar sendo assistidos em casa por uma equipe de saúde domiciliar.
O programa para Teixeira de Freitas foi contemplado com duas habilitações de atendimento, sendo uma Equipe Multiprofissional Atenção Domiciliar (EMAD), e a outra, Equipe Multiprofissional de Apoio (EMAP). A equipe EMAD é composta por; dois médicos, um enfermeiro, quatro técnicos de enfermagem e um fisioterapeuta. Já a equipe EMAP é composta por; um assistente social, um nutricionista, e um fonoaudiólogo.
O programa contempla ainda, além do acompanhamento dos profissionais regularmente, os pacientes recebem medicamentos, insumos necessários, e o suporte nutricional para a sua recuperação. A gestora da Nancy destaca que cada equipe irá assistir no mínimo 60 pacientes em casa, desafogando assim os leitos do hospital municipal.
A gestora Nancy da FESF-SUS, ressalva ainda que: “Teixeira de Freitas será a primeira cidade da Bahia a receber esse Programa Melhor em Casa do Governo Federal, através do Ministério da Saúde e a Fundação FESF-SUS, que existe apenas outras 12 unidades com esse tipo de atendimento no Estado, porem são veiculadas ao Governo Estadual, e não direto como será feito o convenio de Teixeira de Freitas, que será entre o Ministério, Fundação e Secretaria Municipal de Saúde, e a nossa previsão é de implantar o programa até o final do mês de setembro aqui no município. Pois os locais onde foram implantadas as unidades ajudaram muito no desafogamento das unidades de internação, bem como o conforto do paciente que é assistido em casa, tendo todo o suporte necessário para a sua recuperação que será avaliada e assistida periodicamente, e tudo isso acontece de forma dignar, ética e humanizada, atendendo dos os requisitos do programa e dos princípios do SUS”. Afirmou ela.
Por: Liberdadenews/Ascom