Esta sexta-feira (25) foi marcada por eventos que pontuaram ações do “Outubro Rosa” em Teixeira de Freitas. O “Dia rosa” foi celebrado pela Prefeitura de Teixeira de Freitas, através da Secretaria Municipal de Saúde/Unacon com palestras, depoimentos, sorteios e outras atividades desenvolvidas no Salão da Cultura e Rua da Cultura, Centro. Para este momento foram firmadas parcerias instituições privadas, que levaram trabalho de educação e de estética para as participantes. No bairro São Lourenço o Centro de Diagnose e a equipe do Nasf Central convocaram as moradoras da região para receberem informações acerca da saúde da mulher.
O “Outubro Rosa” tem o objetivo de chamar a atenção das mulheres para a prevenção ao câncer de mama e também do colo do útero. O nome tem relação com a cor da fita que simboliza esta luta., trata-se de uma iniciativa mundial que a cada ano ganha mais força e que no Brasil já está se tornando tradicional. Para dar ainda mais visibilidade a esta causa, a Prefeitura de Teixeira de Freitas adotou iluminação especial na cor rosa durante todo o mês.
Em Teixeira de Freitas a programação começou no sábado (05) com carreata, e nos dias 8 e 10 houve palestra para estudantes da área da saúde. Já no dia 22 foi realizado um Simpósio. As mastologistas Rosicarla Pinto e Daniela Pratti foram convidadas para ministrarem palestras. Já o evento do Centro de Diagnose contou com a iniciativa da coordenadora Rosangela Lopes, das enfermeiras Patrícia Daniela, Samira Morioto, do enfermeiro Michael Miguel e equipe do Nasf Central.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foi também neste mês de outubro que a Prefeitura conseguiu regularizar os exames de mamografia, que serão realizados no prazo de nove dias após o pedido.
O Outubro Rosa: Segundo informações do site outubrorosa.org.br, o movimento internacionalmente conhecido como Outubro Rosa, começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro.
A história remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.
Por: Liberdadenews/Ascom