Teixeira de Freitas: As 10 horas, nessa sexta-feira, o governador Jaques Wagner participou da cerimônia de instalação do campus Paulo Freire da Universidade Federal do Sul da Bahia em Teixeira de Freitas, que ficará no prédio da Secretaria Municipal de Educação.
O campus de Teixeira de Freitas terá um Centro de Formação em Ciências da Saúde (CFCS) e um Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC). O reitor da UFSB, o senhor Naomar de Almeida Filho, apresentou o quadro docente da Universidade. A reitoria da UFSB ficará sediada no campus Jorge Amado em Itabuna.
É esperado que a universidade inicie suas atividades no primeiro semestre de 2014. Terá o curso de medicina e outros na área da saúde. Sua capacidade inicial é para atender a 600 alunos, mas com a ampliação pode vim a atender até 9 mil alunos do extremo sul.
Estiveram presentes o prefeito João Bosco Bittencourt, e outros prefeitos do extremo sul baiano, como o Jadson Ruas, Maíra Brito, Bernardo Olindo, Bentivi, Milton Ferreita, Betão, Paulinho de Tixa, Marvio Lavor e Dinoel Souza.
Também compareceram o reitor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a senadora Lídice da Mata e os deputados federais Walmir Assunção, Josias Gomes e Afonso Flora, e os estaduais Timóteo Brito e Mário Negromonte. Alunos de diversas cidades vieram prestigiar o evento e dar as boas vindas para a Universidade.
O governador lembrou a importância de uma conquista como essa e de que a comunidade deve estar sempre participando dessas conquistas, para que a universidade seja sempre aberta e acessível a todos, assim como sonhou o educador Paulo Freire, homenageado pelo Campus. A chegada de uma universidade, na visão de Jaques Wagner, muda a expectativa de vida e contribui para a melhora de condição social de uma comunidade.
Por: Petrina Nunes/Liberdadenews