Teixeira de Freitas: O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado no dia 25 de novembro e o Hemoba de Teixeira de Freitas realizou a Campanha da Semana do Doador, finalizando a ação neste sábado, 30 de novembro, em parceria com o Rotary Clube e a Loja Maçônica Profeta Issa, Redenção do Extremo Sul.
A ação já é realizada há alguns anos com a parceria do Rotary Clube e a Loja Maçônica, com o objetivo de aumentar o número de doadores. Segundo o presidente do Rotary Clube, Josias Alencar, a expectativa é superar os anos anteriores, e que através da ação as pessoas possam continuar doando no decorrer do ano.
“A ideia da ação é salvar vidas. Temos que ter um banco de sangue à altura da procura da população, pois, muita das vezes, deixamos de salvar uma vida por falta de sangue. Doar sangue é um gesto lindo”, disse Adegildo Fiorot, membro do Rotary Clube.
Segundo a coordenadora do Serviço de Enfermagem, Misaélia Barbosa de Oliveira, o dia é muito especial, onde o Hemoba recebe o maior número de doadores, vindo de toda a região. “Os que não puderam vir hoje poderão vir depois, desde que não deixem de doar”, informou Misáelia.
Para o doador Ranole Nascimento da Silva, “a ação é muito importante para as pessoas se conscientizarem que é preciso ajudar o próximo, porque todos nós estamos sujeitos a precisar de sangue um dia, e não só por isso, mas pelo simples fato de estar ajudando uma vida. Estou muito feliz em estar aqui contribuindo”.
Marcos de Jesus, doador pela primeira vez, disse que a movimentação da ação o convenceu de estar participando e vindo doar, uma vontade que, segundo ele, já tinha, mas que só agora teve a oportunidade de realizar “esse gesto que é muito importante para salvar uma vida”.
Segundo Eloísio Souza Tessaro, da Loja Maçônica, o apoio da população teixeirense foi muito importante para a realização da ação. “Que esse ano possamos dobrar o número de bolsas coletadas, abastecendo o banco de sangue do Hemoba.”
“O final de ano está chegando e devido ao período de férias temos uma redução de doadores e também o aumento de acidentes de trânsito, então, precisamos ficar com o estoque bem abastecido para que o Hemoba consiga atender a todas as solicitações desse período”, afirmou Cássio de Oliveira Farias, da Loja Maçônica.
Por: Sulbahianews