Quem sofre com dores na coluna sabe muito bem como ela é incômoda e quanto o problema pode afetar a nossa vida profissional, social e pessoal. De acordo com especialistas, as dores na coluna atingem um em cada três brasileiros e podem gerar até uma redução da força muscular. De acordo com Carla Carvalho Sanches, fisioterapeuta da Amil, atualmente, as mulheres são mais acometidas, mas o número de homens com problemas na coluna vem crescendo.
De acordo com a especialista, entre os problemas mais comuns relacionados à coluna estão: a hérnia de disco e artroses na coluna, além das alterações patológicas das curvas da coluna, como por exemplo, a hiperlordose, hipercifose e a escoliose. “Com os hábitos de vida atuais, homens e mulheres com idades diversas estão sofrendo com diversos problemas, porém, a hérnia de disco é mais comum na meia idade e as escolioses são mais comuns em crianças, mas também podem acometer adultos”, disse Carla Carvalho Sanches.
Ainda segundo a fisioterapeuta, os problemas de coluna são silenciosos no início e os pacientes só começarão a apresentar os sintomas quando o desgaste da coluna estiver em um estágio mais avançado. Os primeiros sinais são dores musculares que evoluem para um a dor irradiada. “Em casos mais graves, os pacientes apresentam redução da força muscular”, disse.
As dores na coluna tornam-se um problema mais grave a partir do momento em que o paciente começa a perder a função da região em questão. De acordo com a especialista, nos casos mais avançados das hérnias, por exemplo, pode haver uma diminuição do estimulo nervoso que traz como consequência a redução/perda de função daquele grupo muscular envolvido.
Tratamentos mais indicados: Para a fisioterapeuta Carla Carvalho Sanches, o tratamento conservador é o mais indicado. O trabalho de fisioterapia age na reabilitação de pacientes com problemas na coluna, seja para o alívio da dor ou para o realinhamento postural. Mas, é necessária uma avaliação fisioterapêutica e neurológica.
“Existem estudos científicos que mostram que pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos após um período voltam a sentir dor no mesmo local ou em outra região da coluna. Nos casos da falha do tratamento conservador, a cirurgia é o mais indicado”, informou.
Prevenção às dores de coluna: A prevenção deve começar durante a infância, ainda na escola, com a importância de bons hábitos posturais. Dessa forma se evita que na idade adulta surja algum problema. Ações simples como sentar corretamente e dormir na posição correta já proporcionam uma boa saúde para a coluna. “O trabalho correto da musculatura do nosso corpo faz com que a coluna mantenha o alinhamento correto evitando problemas futuros”, explicou.
Sobre os exercícios mais indicados para quem tem problema na coluna, Sanches explica que a escolha da atividade dependerá do quadro do paciente e da patologia de base, mas afirma que os exercícios da Ginástica Holística (GH) são os indicados. “Eles trabalham a musculatura e o alinhamento da coluna associados ao alongamento e o trabalho respiratório”, disse.