Teixeira de Freitas: A Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas deu início nesta segunda-feira (10), a Vacinação contra HPV (Papiloma Vírus Humano). Este tipo de vírus é capaz de provocar lesões de pele ou mucosa. Existem vários tipos de HPV, os de alto risco, podem causar em longo prazo nas mulheres, lesões precursoras que podem levar ao câncer de colo de útero.
A vacina foi disponibilizada nos postos de saúde da família, onde todas as pré-adolescentes do sexo feminino entre 11 a 13 anos poderão procurar a unidade de saúde para serem vacinadas. A vacina será realizada pelos os profissionais de saúde da vigilância epidemiológica (VIEP), nas escolas públicas e privadas do município. As unidades escolares devem informa os pais ou responsáveis com antecedência sobre a data da vacinação. Os pais ou responsáveis que não quiserem que a adolescente seja vacinada deverão preencher e enviar à escola o termo de recusa distribuído pela instituição de ensino antes da vacinação.
Segundo o Secretario de Saúde, Eujácio Dantas, a meta é cobrir 100% da população nesta faixa etária, e disse ainda: “Vamos trabalhar para cumprir com a nossa meta, e para isso contaremos com apoio da Secretaria de Educação Municipal, DIREC e das escolas privadas, onde estão concentrada a maior parte do nosso publico alvo”, concluiu o Secretário.
A pré-adolescente após receber a primeira dose da vacina, receberá também, orientações sobre onde se dirigir para a administração da segunda dose, que será aplicada nas Unidades de Saúde da Família, com intervalo de seis meses. A terceira, de reforço, será tomada cinco anos após a primeira dose. A vacinação é a primeira de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção do HPV e do câncer do colo do útero.
Por: Liberdadenews/Ascom