Na manhã da última terça-feira (06/05), o prefeito de Teixeira de Freitas, João Bosco Bittencourt e o secretário municipal de Saúde, Eujácio Dantas inauguraram no bairro Colina Verde, na zona norte da cidade, a Unidade Básica de Estratégia Saúde da Família (ESF), localizada na Rua Mário de Andrade nº 927. Minutos depois, o prefeito João Bosco, que é médico cardiologista, acompanhou a permuta do primeiro paciente do Hospital Municipal para o atendimento domiciliar, incluído no programa “Melhor em Casa”, lançado recentemente em Teixeira de Freitas. O programa prevê melhorar e ampliar a assistência no SUS a pacientes com agravos de saúde, que possam receber atendimento humanizado, em casa, e perto da família.
O programa “Melhor em Casa” é um dos primeiros avanços alcançados pela atual administração municipal na saúde pública e foi lançado em Teixeira de Freitas, pelo prefeito João Bosco, na quinta-feira do último dia 3 de abril. Trata-se de um programa de Internação Domiciliar ligado ao SUS/Ministério da Saúde e Município, que vai possibilitar que pacientes tenham atendimento médico no conforto de suas casas. Conforme o prefeito João Bosco, em Teixeira de Freitas a equipe multidisciplinar está promovendo o atendimento humanizado a pacientes que possam ser tratados em casa, contribuindo para que o trabalho do Hospital Municipal seja otimizado.
Nesta terça-feira (06/05), o prefeito João Bosco acompanhou a transferência do primeiro paciente do programa “Melhor em Casa” que deixou o Hospital Municipal em direção ao seu próprio domicílio. De acordo com o prefeito João Bosco, o atendimento desse primeiro paciente, bem como todos os demais, será feito por equipes multidisciplinares, formadas prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta. Outros profissionais (fonoaudiólogo, nutricionista, odontólogo, psicólogo e farmacêutico) poderão compor as equipes de apoio. Cada equipe poderá atender, em média, 60 pacientes simultaneamente.
Segundo o prefeito João Bosco, o atendimento à população será feito durante toda a semana (de segunda a sexta-feira), 12 horas por dia e, em regime de plantão, nos finais de semana e feriados. Os pacientes terão visitas regulares das equipes e serão monitorados permanentemente. A frequência de visitas se dará conforme o estado clínico e avaliação de cada paciente. Existe também a figura do cuidador, que poderá ser ou não membro da família. O cuidador será a principal referência da família para as equipes do “Melhor em Casa”.
“Agora em Teixeira de Freitas, depois de termos implantado o programa “Melhor em Casa” pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, por exemplo, terão assistência multiprofissional gratuita em seus lares, com cuidados mais próximos da família. O programa vai ajudar a reduzir as filas, principalmente na emergência do Hospital Municipal, já que a assistência, quando houver a indicação médica, passará a ser feita na própria residência do paciente, desde que haja o consentimento da família” destacou João Bosco.
E acrescenta o prefeito: “Hoje os nossos pacientes recebem, em Teixeira de Freitas, um tratamento similar ao dado em um hospital, com toda estrutura necessária para sua estabilidade no ambiente doméstico, como sonda, cateter, soroterapia, oxigenoterapia, dentre outros. É traçada uma rotina para o cuidado ao paciente envolvendo todas as suas necessidades básicas e avançadas”, comemora João Bosco no que ele classifica como importante avanço na saúde pública teixeirense.
Por: Athylla Borborema