As Unidades Hospitalares de Teixeira de Freitas realizaram o primeiro encontro Inter-Hospitalar para comemorar o dia nacional de Controle a Infecção Hospitalar (CCIH), com o tema “Todos Contra a Infecção Hospitalar”. O evento foi realizado no auditório da PIBATEF, na noite da ultima quinta-feira, dia 15 de maio.
Participou do encontro o Hospital São Paulo, Hospital HMTF, Hospital Sobrasa e a UMMI, os trabalhos foram conduzidos pela a Médica Dra. Silvaneide Chagas, coordenadora da CCIH do Hospital São Paulo. As palestras foram com seguintes temas e palestrantes: 1º Tema – Cuidados de Enfermagem Relacionada à Pacientes com Bactérias Multirresistentes, com a Enfermeira e Coordenadora da CCIH do HMTF, Raquel Chalá; 2º Tema - Segurança do Paciente, com a Enfermeira e Coordenadora da CCIH do Hospital Sobrasa, Tânia Maria Pagio; o 3º Tema – Medidas de Precaução, com a Turismóloga com Especialização em Higienização das Acomodações, Limpeza e Lavanderia Hospitalar, Daniela Policário.
O evento ainda contou com a participação dos profissionais da aria de Enfermagem, Nutrição, Laboratório, Limpeza, Manutenção e Lavanderia. Além dos diretores das Unidades: Celso Morcelli, diretor Adm. HMTF; Marlon Antônio Martins, Diretor Adm. Hospital São Paulo; Livia Ferreira, Diretora Adm. da UMMI; e o Sr. Beneti Diretor do Hospital Sobrasa.
As Palestras teve o intuito de estimular a higiene das mãos dos profissionais de saúde, método fundamental para a não propagação das infecções em ambientes hospitalares. A higienização correta das mãos deve ser um hábito rotineiro em todos os momentos do cuidado ao paciente, entre outros cuidados mais como toda parte de Limpeza e Higienização do ambiente, lavanderia e manutenção.
A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar-(CCIH) tem como objetivo manter os índices de infecção nos valores considerados aceitos pelo Ministério da Saúde, seguindo rigorosamente normas e portarias específicas da Vigilância Sanitária, promovendo ações de prevenção às infecções. Mantendo assim a qualidade dos serviços oferecidos à população e segurança de seus pacientes. Inspecionando também as condições de trabalho de todos ambientes do hospital como o centro cirúrgico, emergência, farmácia e atendimento ambulatorial, bem como também nas áreas de apoio como o serviço de higiene hospitalar e nos setores de lavanderia e laboratório, pois o trabalho de controle não envolve apenas a comissão, mas toda equipe do hospital.
O que é infecção hospitalar: É toda e qualquer infecção que tenha relação com o período de internação ou com os procedimentos hospitalares recebidos pelo paciente, e que se apresente durante o período de internação ou mesmo após alta.
Causas de Infecções hospitalares: As causas da Infecção Hospitalar são: esterilização e desinfecção inadequada dos artigos e equipamentos, quebra nas rotinas de limpeza do hospital, quebra dos procedimentos de rotina da enfermagem e médica.
Por: Liberdadenews/Ascom