Teixeira de Freitas: Na manhã desta sexta feira (06), a diretoria do Grupo de Apoio ao Paciente Oncológico (GAPO), realizou o sorteio de uma rifa onde o prêmio foi um bezerro de sete arrobas doado por Umberto Magnavita. O objetivo desta ação é arrecadar dinheiro para a sede própria da entidade. O ganhador do sorteio foi Massa do grupo Yamada, ele doou novamente, em breve terá um novo sorteio.
A casa funciona há 6 anos, assistindo paciente oncológico de 21 municípios, que passam por quimioterapia de 6 a 8 meses e também pacientes pós operatório. São em média de 15 a 20 pacientes semanais e seus acompanhantes, tudo gratuitamente. A casa oferece hospedagem, alimentação, fisioterapia, assessoria jurídica, psicólogo, entre outros.
“Todo o trabalho hoje é em função da sede própria, já que sabemos que será instalada na cidade a radioterapia, e para ter um ambiente maior, que possa acomodar mais pessoas, é necessário essa conquista”, disse a vice presidente e diretora administrativa Célia Midori.
Segundo a Célia, essa unidade de quimioterapia já era para ter iniciado as obras há 1 ano, e até o momento nada foi feito. “Aproveito essa oportunidade, para pedir, e até implorar o poder municipal a atenção nesta questão, não aguentamos ver nossos pacientes, já tão sofridos pela a doença, e passando por dificuldades. Eles vão para Itabuna e Vitória no Espírito Santo, são mães, pais que deixam suas casas, seus filhos com vizinhos, e ficam preocupados, já que tem que ficar 30 a 45 dias de sessões de radioterapia, por isso faço este apelo, já que as obras da unidade está atrasada, precisamos urgentemente desta unidade na cidade”. Desabafa Célia Midori.
Esses pacientes que saem de Teixeira e região, paga em outras cidades nas casas de apoio mais de R$20 reais por dia, sem direito a alimentação. É um gasto de mais de R$ 1.000,00 por viagem. É uma situação crítica que precisa ser resolvida urgentemente.
O GAPO está localizada na Rua Alagoas, 108 – bairro Santa Rita, próximo ao hospital Municipal. Para maiores informações: (73) 3013.2200.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews