O governo municipal de Teixeira de Freitas reinaugurou, na manhã deste domingo (3), mais uma unidade de saúde completamente reformada. A comunidade do São Lourenço transformou a cerimônia em um momento de emoção, com direito a homenagens e apresentações que demonstraram a gratidão pelo trabalho desenvolvido na comunidade.A moradora Aidê Pereira Cardoso, 80 anos, mora no São Lourenço há pelo menos 30 e fez questão de ver a reforma de perto. Para o ESF ela deu “Nota dez”. Nilvanda Barbosa Pereira, 31 anos, descreveu a antiga estrutura: “tinha muito mato, apenas um banheiro e poucas salas”; surpresa ao ver a nova unidade, declarou “gostei tanto que vou considerar que já o meu presente de aniversário”.
O prefeito João Bosco, que também é médico, participou da reinauguração e lembrou que a meta do governo é “garantir que a população mais pobre tenha direito a um atendimento tão bom como em uma clínica particular”, para isso a unidade de saúde foi reestruturada e agora conta com acessibilidade, consultórios com ar-condicionado, a área dotada de jardim, tudo para que a comunidade tenha “dignidade e atendimento de qualidade”. No mesmo clima, o secretário de Saúde Eujácio Dantas se pronunciou: “o SUS é a maior política de inclusão social do mundo, tenho que parabenizar o prefeito João Bosco por sua capacidade de transformar as dificuldades em algo positivo e parabenizar e agradecer à equipe da Secretaria de Saúde que vem trabalhando para que alcancemos nosso objetivo, que é cuidar das pessoas”.
Além da parte estrutural, o prefeito lembrou que o trabalho para melhoria da Saúde pública inclui a permanência dos médicos nas unidades de saúde em dois turnos, e iniciativas como o Melhor Em Casa, programa de internação domiciliar do governo federal com a meta de cuidar das pessoas e que foi abraçado pelo governo municipal com grandes resultados.
O domingo virou um dia de celebração com a música da Camerata 9 de Maio, que encantou aos presentes com o Hino de Teixeira de Freitas entoado por Stela Victoria Alves, 9 anos. A cerimônia foi recheada de surpresas, como a apresentação do grupo da melhor idade “Mexa-se” e homenagem ao prefeito feita pelo Grupo de Artesanato “Eu Tenho Vida, Não Tenho Idade”, ambos projetos desenvolvidos pela equipe do ESF, coordenada pela enfermeira Fabiana Oliveira, para integração da comunidade.
Participaram da reinauguração, além dos já citados, os secretários de Administração Antônio Bodeiro; de Finanças Fábio Martins; de Educação Ariosvaldo Alves; de Serviços Extraordinários Cláudio Guaraná; de Infraestrutura Henrique Gonçalves; de Meio Ambiente Arnaldo Ribeiro; de Esporte e Lazer Fernando Lucca de Melo; de Habitação Ailton Vieira; de Segurança com Cidadania coronel Bartolomeu Calheiros; de Agricultura Lívia Alves; Ramiro Guedes, da Cultura; Paulo Costa, da Comunicação; Gilson Lima, da Controladoria; Marcílio Goulart, chefe de gabinete; os procuradores adjuntos Renato Lacerda e Emanuel Ferraz. Ainda, o comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar coronel Paulo Silveira, os vereadores Joanilton Rodrigues, Zé da Mata, Manoel Pedro e Adalgísio Jardim, dentre outras autoridades.
Por: Liberdadenews/Ascom