Secretários do governo municipal de Teixeira de Freitas participaram na manhã desta quarta-feira (5) de reunião com a Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM). O assunto em pauta foi a mobilização para prevenção da dengue e o encontro aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. Já nesta quinta-feira (07), foi realizada uma Audiência Pública, também na Secretaria de Saúde, e a parte da tarde ficou reservada para a criação de um novo Plano de Ação Contra a Dengue no município.
De acordo com a mobilizadora da FLEM Silvana Gonçalves dos Santos, “a dengue está silenciosa em Teixeira de Freitas”, ou seja, a incidência da doença atualmente está praticamente imperceptível. Contudo, “esse é o momento de alerta, porque nós vemos com frequência a ocorrência de epidemias após períodos silenciosos”, destacou a mobilizadora, ressaltando a importância de levar adiante a mensagem de que o trabalho contra a dengue precisa a ser feito sempre, pois a larva do mosquito pode sobreviver por longos períodos.
O governo municipal uniu forças com o governo do estado, através da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab)/FLEM, para promoção do debate sobre a dengue e sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti. Os secretários assumiram a responsabilidade de serem, também, atores nesse processo. Além deles, estavam presentes representantes e coordenadores municipais do projeto de mobilização.
Por: Liberdadenews/Ascom