A prefeitura municipal de Teixeira de Freitas através da Secretaria de Saúde iniciou na ultima segunda-feira, dia 11, a Campanha de prevenção contra Hanseníase e Geohelmintíase (Verminoses), nas escolas Municipais e Estaduais do município. Os alunos alvo são da faixa etária de 5 a 14 anos, a campanha acontece de 11 a 29 de agosto.
A parceria entre a Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação no ano passado teve um grande resultado, este é o segundo ano que o Ministério da Saúde preconiza avaliação em conjunta da possível identificação precoce da hanseníase e aplicação da medicação de verminoses para os alunos da rede pública de ensino de todo País. As escolas receberam o “Termo de Recusa” para os Pais dos alunos poderem autorizar aplicação da medicação (Comprimido Mastigável deAlbendazol), e um “Panfleto de Autoimagem” com informações e imagem de manchas que identifica precocemente a hanseníase na pessoa.
A medicação será aplicada pelos profissionais de saúde da unidade básica (ESF), do Bairro que fica localizada a escola. Os alunos que tiverem suspeita de manchas, os Pais serão orientados a levarem na unidade de saúde (ESF), para ser consultado, e sendo confirmada a suspeita iram ser encaminhados para a unidade de referência da rede para iniciar o tratamento, e o acompanhamento será feito pela própria unidade de saúde da localidade de sua residência.
A coordenadora da Vigilância em Saúde, Camila Vasconcelos, destacou a importância da parceria feita entre as secretarias de saúde e educação para conseguir minimizar o máximo possível os problemas de saúde que atinge principalmente o desempenho das crianças nas escolas. Já a coordenadora do Programa de Combate a Hanseníase e Tuberculose, Isabela Maria, enfatizou que objetivo é atingir 100% dos alunos da rede pública de ensino do município, mas que a medicação também estará à disposição nas unidades de saúde (ESF), para qualquer criança dentro da faixa etária da campanha, como também avaliação médica sobre a hanseníase. E disse ainda: “Recentemente realizamos uma capacitação para todos os médicos e enfermeiros das unidades básicas de saúde do nosso município, para que eles estejam capacitados para avaliarem qualquer tipo de suspeita da hanseníase, e posteriormente encaminha-los para a nossa unidade de referência, para que possamos confirmar, e começar o mais rápido possível o tratamento, já que é uma doença que tem cura. E o nosso objetivo é reduzir o máximo possível os casos desta doença em nosso município”. Concluiu a coordenadora.
O que é Hanseníase, e quais são os seus sintomas?
A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae. Os sintomas da hanseníase: Manchas brancas ou avermelhadas, com perda da sensibilidade ao calor, frio, tato, dor e perda de pelos na região das manchas; Placas e caroços; Diminuição da força muscular; E fisgadas e formigamento e dores nos nervos por conta da inflamação que é gerado pela a doença.
Verminose: É uma doença provocada por agentes específicos, denominados parasitas, especialmente Endoparasitas que vivem no interior do corpo do hospedeiro. Em crianças a medicação é feito com Albendazol que é gratuito e pode ser encontrado em qualquer unidade de saúde do município.
Por: Liberdadenews/Ascom