Gravidez não é doença e nem deve ser motivo de sedentarismo. Claro que muitas gestantes ficam indispostas e cansam mais ao longo dos meses. Mas saiba que se mexer traz inúmeros benefícios para a mulher ter uma gestação tranquila e saudável. Caminhada, dança, hidroginástica, musculação e pilates, por exemplo, estão entre as atividades indicadas inclusive para iniciantes de academia. Porém, é preciso ter consciência de que o treino não pode ter objetivo estético, explica Caroline Desena Pereira Pascarelli, professora de educação física.
“O treino deve ser voltado pensando na qualidade de vida, não na melhora de performance e perda de peso. As grávidas também precisam evitar atividades de grande impacto e movimentos como saltar. E, neste caso, vale optar pelos exercícios de fortalecimento e aeróbicos”, reforça Caroline, que também é proprietária da unidade São Judas (SP) da Contours, academia exclusiva para mulheres.
Musculação, por exemplo, melhora o tônus e a postura, enquanto a caminhada trabalha os membros inferiores sem sobrecarregar os joelhos. De meia hora a 40 minutos diários é o tempo suficiente para a gestante praticar a modalidade escolhida. E todas elas – das que já têm o hábito de se exercitar às sedentárias – precisam de autorização médica antes de praticar as atividades.
“Os exercícios aeróbicos aumentam o fluxo sanguíneo, ajudam no controle de peso e melhoram a circulação e oxigenação das células. Os de fortalecimento preparam a mulher para que ela tenha equilíbrio do peso corporal durante a gestação, além de possível dor na lombar”, afirma a profissional.
Por: MSM