O setor de telefonia mudou nos últimos anos. Os grandes avanços tecnológicos despertaram nas empresas a necessidade de contar com soluções de telefonia mais avançadas. Por isso, serviços como o telefone IP e o PABX Cloud estão cada vez mais comuns no mercado. As novas tendências do ramo trazem melhores resultados e menos custos, tudo o que qualquer empresa deseja.
Com um consumidor mais exigente e a demanda crescendo em tempo real, as soluções de telefonia tiveram que se adaptar ao tempo e se tornar móveis e práticas. O uso da internet para a realização de chamadas telefônicas é de grande importância para aumentar a qualidade do serviço e suprir a demanda em qualquer época do ano.
O que é telefonia IP?
A telefonia IP é o uso de serviço telefônico por meio de protocolo de internet. Dessa forma, os áudios analógicos são convertidos em dados e isso possibilita que as ligações telefônicas sejam feitas por uma rede banda larga ou de IP dedicado.
Diferente do VoIP (Voz sobre protocolo de internet, em português), a telefonia IP utiliza de aparelhos específicos para realizar a conexão a rede de computadores que receberá e transmitirá os dados. Dentro do processo de instalação também podem ser necessários um softphone e um adaptador telefônico analógico, ambos os aparelhos auxiliam na conversão do analógico para o digital.
Fora isto, sua empresa só precisa ter uma boa rede de internet banda larga ou uma rede de IP dedicado para garantir a qualidade de conexão. Geralmente, as empresas que trabalham com telefonia IP prestam todo o serviço de instalação, manutenção e reparos, então não há com o que se preocupar.
O que é a telefonia na nuvem?
Acompanhada a telefonia IP, as soluções de telefonia na nuvem utilizam do espaço de armazenamento de servidores 100% virtuais e de seus recursos para criar uma estrutura telefônica totalmente digital. Dessa maneira, o serviço passa a funcionar pela nuvem, possibilitando a dispensa de aparelhos físicos e o uso de aparelhos móveis, dando mobilidade e reduzindo os custos operacionais.
Confira quais são as principais vantagens da telefonia na nuvem para empresas:
Mobilidade
A computação em nuvem trouxe uma nova realidade para o meio corporativo. Com a telefonia na nuvem, é possível montar um sistema que permite o atendimento remoto feito por dispositivos móveis. Com isso, você pode implementar uma estratégia de home office entre seus colaboradores e otimizar as reuniões através de conferências.
A possibilidade de atender ou realizar ligações de qualquer lugar é de grande valia para não deixar de lado nenhum chamado de seus clientes. Além disso, você pode ter acesso e fazer a edição dos dados relacionadas as chamadas feitas sem nenhuma dificuldade, basta ter um celular autorizado e uma boa internet.
Redução dos custos operacionais
Uma das principais vantagens da telefonia na nuvem é a redução dos custos operacionais. Sem perder a qualidade, as novas soluções de telefonia conseguem montar um sistema 100% digital, o que diminui os custos com aparelhagem física e manutenção.
Além disso, outras vantagens, como a mobilidade que citamos acima, trazem mais benefícios como a dispensa de custos com os próprios funcionários. É possível otimizar os custos operacionais coordenando o deslocamento dos funcionários, incentivando o home office e a cultura BYOD.
Mesmo com um custo para operação na nuvem, o serviço pode passar por todas as atualizações e backups necessários sem gerar falhas no sistema. Com alguns meses, a sua empresa já deve colher bons resultados e obter o retorno do investimento com o serviço.
Escalabilidade
Outra enorme vantagem de um serviço na nuvem é a facilidade de escalar recursos. Isso é essencial para reduzir custos e para montar a estrutura necessária sempre que houver aumento de demanda. É lógico que empresas pequenas crescem e a telefonia na nuvem auxilia neste crescimento provendo os recursos necessários na hora certa.
Não há custos adicionais e nem taxas em chamadas de longa distância pela internet. Além disso, sua empresa pode aumentar o número de linhas em períodos de maior demanda para não deixar os clientes esperando. Também é possível escalar recursos como o espaço de armazenamento de dados e adicionar outros como painel de chamadas, desvio de chamadas, geração de relatórios, etc.