Educação: Aconteceu nesta quarta feira (24) nas capitais do país, mobilização nacional e Audiência Pública na Comissão de Educação do Senado Federal em defesa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência(PIBID).Juntos ao Governo Federal e aos parlamentares a manutenção do PIBID como política pública e a revisão imediata do orçamento destinado para o Programa. Os representantes em Teixeira de Freitas, também estão fazendo sua parte, divulgando para que a sociedade fique sabendo o que está acontecendo.

No ano de 2015 em que o lema “Brasil: Pátria Educadora” surge como um verdadeiro marco nos rumos da educação brasileira e cabe à sociedade discutir como o País investe na formação e valorização dos seus Mestres. Algumas ações do poder público têm dado novos rumos e permitido projetar essa carreira como prioridade de uma nação que busca avançar. Dentre estas, destacamos o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, fundação ligada ao Ministério da Educação.

O PIBID é uma das mais inovadoras políticas públicas no âmbito da Formação de Professores, pois envolve o Professor Universitário (que pesquisa a formação e investiga sobre a educação) e o Professor da Educação Básica (o docente que conhece a escola, suas interfaces, dilemas e possibilidades), ambos atuando como coformadores dos Bolsistas de Iniciação à Docência (estudantes dos cursos de licenciatura). Essa prática atende a um reclamo histórico de aproximação entre Universidade e Escola, teoria formativa e prática profissional, busca por inovações didáticas, promoção da vivência no cotidiano escolar, permitindo, de forma plena, uma inserção do Licenciando no seu futuro local de atuação profissional.

Como resultado desse Programa, segundo reconhecimento da própria CAPES, existe:

a)   diminuição da evasão e crescimento da procura pelos cursos de licenciatura;

b)   reconhecimento de um novo status para as licenciaturas na comunidade acadêmica e elevação da autoestima dos futuros professores e dos docentes envolvidos nos programas;

c)   integração entre teoria e prática pela aproximação entre universidades e escolas públicas de educação básica;

d)   formação mais contextualizada e comprometida com o alcance de resultados educacionais;

e)   articulação entre ensino, pesquisa e extensão;

f)    melhoria no desempenho escolar dos alunos envolvidos;

g)   aumento da produção de jogos didáticos, apostilas, objetos de aprendizagem e outros produtos educacionais;

h)   inserção de novas linguagens e tecnologias da informação e da comunicação na formação de professores;

i)     participação crescente de bolsistas de iniciação em eventos científicos e acadêmicos no país e no exterior;

Essa iniciativa da CAPES existe desde 2007 e hoje atende mais de 72 mil bolsistas de Iniciação à Docência, em parceria com mais de 260 Instituições de Ensino Superior por todo o país. Esses estudantes são, em sua maioria, carentes e utilizam o valor da bolsa para permanência nas universidades. Esse é um quadro histórico, comprovador de que são as classes mais vulneráveis que buscam a profissão de Professor no Brasil. Esses dados revelam, ainda, o PIBID como uma política de inclusão social, de acesso e permanência no Ensino Superior.

O Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais do PIBID– FORPIBID, entidade de caráter permanente para atuar como interlocutor entre os Projetos PIBID, a CAPES e demais órgãos e instituições, sob a Presidência da professora Lessandra de Assis, vem lançando o movimento #mobilizapibide #ficapibidnas redes sociais, em que destaca as incertezas que existem nos cenários políticos e econômicos. O FORPIBID entende que essas nebulosidades não são maiores que a convicção de que o PIBID deu um novo rumo à formação inicial e continuada dos professores da Educação Básica. E, por isso mesmo, o Fórum defende, em especial, o direito do professor a uma formação democrática, que dê sentido ao seu trabalho. Uma formação que, junto a outras condições, implique na qualidade do ensino da maioria da população, para quem a educação pública é, inequivocamente, a única oportunidade de desenvolvimento pleno.

Nesse momento, a ameaça de descontinuidade do Programa que é estruturante para a formação docente no país, estudantes dos cursos de licenciatura, professores da Educação Básica e superior se unem para defender a continuidade do programa por compreendê-lo imprescindível, para uma educação pública, gratuita e de qualidade!

Esse é o desejo dos envolvidos: #ficapibid #avantepibid#mobilizapibid.

Por: Mirian Ferreira/Ascom

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