Teixeira de Freitas: Será realizado pelo Colegiado de História e pelo Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia, entre os dias 26 a 29 de abril, a II Semana Estadual de História do Campus X, na própria universidade. O público-alvo são discentes (graduação e pós-graduação), docentes e pesquisadores que atuam no campo da História e demais áreas afins, do estado da Bahia e interessados de outros estados do Brasil, como também os professores e alunos da educação básica do município de Teixeira de Freitas e cidades circunvizinhas. A partir da realização desta segunda edição, consolidar um evento estadual que a cada dois anos reúnam atividades de ensino, pesquisa e extensão.
A II Semana Estadual de História propõe à temática “Os povos indígenas na Bahia: história, conflitos e territorialidade”, e tem como objetivo fomentar espaços de formação e divulgação de pesquisas em História que colaborem para a construção do conhecimento histórico a partir de um viés socioeconômico, além de cumprir com a função social da academia, debatendo problemáticas atuais, como a questão indígena no Extremo Sul da Bahia.
O evento prioriza o debate atual frente aos últimos acontecimentos que evidenciaram o conflito em torno da demarcação das terras indígenas na região, bem como oportunizar a apresentação de comunicações de discentes e docentes nos âmbitos da pesquisa, do ensino e da extensão, fortalecendo vínculos entre os pesquisadores em história e da temática, indígena espalhados pelos mais de vinte e quatro campi da UNEB no estado e das demais universidades, tanto na Bahia quanto nos outros estados da federação. Além disso, ocorrerão minicursos e palestras ministradas por pesquisadores envolvidos diretamente com a temática.
Segue as datas para participar
- Submissão de resumos: 01/03 a 11/04/2016
- Envio da carta de aceite: 18/04/2016
- Efetivação do pagamento dos trabalhos aprovados: de 18/04 a 22/04/2016
- Inscrições para participantes sem apresentação de trabalhos: até dia 26/04/2016
Mais informações: http://semanadehistoriacampusx.blogspot.com.br/
Por: Mirian Ferreira/ASCOM