Nova Viçosa: As servidoras da Sandes, empresa terceirizada que presta serviço para o Governo do Estado, paralisaram suas atividades no Colégio Estadual Jane Assis Peixoto, em Posto da Mata. As servidoras estão sem receber há 03 meses e sem condições de continuar trabalhando, pararam suas atividades até quarta-feira (20). Nesta manhã de terça-feira, 19 de abril, os estudantes da escola, que estão realizando a eleição para líderes de classe, se sensibilizaram e pediram aos professores o apoio, para que eles providenciassem cartazes, pois todos se juntariam para fazer um protesto em apoio às servidoras.
Todos os alunos da escola se mobilizaram e, durante o intervalo, prepararam cartazes e fizeram uma manifestação em frente à escola. Nos cartazes, os estudantes pediam respeito para com as trabalhadoras, valorização de todos os servidores da educação e pedidos para que o Governo resolva a situação. E todos gritavam palavras de ordem, do tipo: “Quem trabalha de graça é relógio”... “Sandes, pague o que deve, ou vai ter greve”... Segundo um aluno, que não quis se identificar, é um absurdo a desorganização dessa empresa. "Sempre ouço falar dessa Sandes. Tenho uma tia que prestava serviço para ela, e sempre houve atrasos".
"Não é possível que o Governo não esteja pagando essa empresa. E se está pagando por que estão atrasando o pagamento dos funcionários? Quem trabalha tem que receber. Ou estamos na época da escravidão?", questionou outro aluno. Segundo informações levantadas por nossa equipe, o diretor do NRE7, está negociando com a empresa, a qual disse que pagará os servidores até quarta-feira. Diversos servidores no estado têm realizado manifestações pela falta de pagamento da empresa Sandes, que é uma das empresas que o Estado contrata para prestar serviços para os mais variados órgãos do Governo da Bahia.
Em Teixeira de Freitas, os trabalhadores ainda não retornaram ao trabalho, estão aguardando entrar os pagamentos, e a regularização de todos os débitos.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews