Teixeira de Freitas: Na manhã desta segunda-feira, 09 de maio, estudantes do Curso Técnico de Enfermagem do CETEPES resolveram fazer uma manifestação, solicitando a regularização do estágio do curso, que já era para ter começado desde o 2º ano, com término esse ano, junto à conclusão do curso técnico integrado. Os alunos alegam que a escola está sem profissionais para acompanhar os estágios, também chamado de preceptores de estágio.
Segundo os estudantes, todas as tentativas legais foram tomadas, quais sejam, reuniões com estudantes e pais, reunião com o NRE 07, e até uma denúncia no Ministério Público, mas, que até o momento nada foi resolvido. Então, resolveram fechar os portões da escola. “Isso é um descaso por parte dos dirigentes da escola e do Núcleo. Sabemos que se a carga horária não for cumprida não poderemos finalizar o curso e entrar para o mercado de trabalho”, disse indignada uma aluna.
Nossa equipe conversou com o diretor da escola Jairo Avelar, que confirmou a falta de ambiente adequado e profissionais para ser preceptores. Segundo Jairo, foi disponibilizado mais três profissionais para o curso, mas, que esses profissionais ainda não atendem à demanda. Segundo o diretor do NRE 07, Agnaldo Leal, será preciso a contratação de 12 profissionais que serão responsáveis pela integração teoria-prática no campo de estágio (preceptores) e que até o momento só foram disponibilizados três, mas que continuaria intervindo para que esse número fosse ampliando.
"Acredito que para a próxima semana o estado contrate os quantitativo necessário para que os alunos não fiquem prejudicados", disse Agnaldo. Depois das manifestações, nossa equipe de reportagem recebeu uma nota oficial da Secretaria de Educação do Estado.
Veja a nota de esclarecimento na íntegra:
"Em relação à mobilização dos estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional do Extremo Sul, localizado em Teixeira de Freitas, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia informa que já autorizou a contratação emergencial de preceptores."