Teixeira de Freitas: Foi realizada nesta sexta feira(17)a partir das 14h no Espaço D Cerimonial, a solenidade de encerramento das atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), realizado pela Polícia Militar da Bahia através do 13° Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação com os alunos da rede pública de ensino, conferindo certificados aos 500 proerdianos formandos. O evento contou com a participação especial do Major Magalhães, comandante da 87ª CIPM, o Secretário de Educação, Ariosvaldo Gomes, e representantes da Fibria, apoiadora do projeto entre padrinhos das turmas e familiares.
O projeto tem como Coordenador Setorial, o Tenente PM Eric Souza de Lima e a Subtenente Kátia Cilene Silva Paranhos, que juntamente com o Soldado Marcílio Soares Costa atuam como instrutores do referido Programa. “O processo de aprendizado e de conscientização desenvolvido por esses Policiais Militares, em sala de aula, durante quatro meses, busca afastar crianças e adolescentes das drogas e da violência”, explica o Tenente Coronel, Amon Pereira Gomes, Comandante do 13º BEIC.
O comandante salienta que há um empenho muito grande por parte da PM, da sociedade e do executivo do município, por meio de sua secretaria de educação, dos professores, coordenadores e diretores de cada escola, para garantir que o programa continue atendendo as crianças e dando resultados.“Infelizmente, somente a aplicação repressiva da lei não é capaz de sanar as desordens sociais oriundas do consumo e tráfico de entorpecentes. O PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência se baseia em esforços cooperativos da Polícia Militar, Escola e Família, que através de atividades educacionais em sala de aula previne o uso de drogas”, conclui o comandante.
Essa filosofia social do PROERD, de desenvolver trabalhos de prevenção ao uso de drogas e oferecer alternativas que possibilitem a redução de outros problemas locais afetos à segurança pública, confirma a política da PM de aproximar-se da comunidade.
Participaram da formatura neste primeiro semestre, os alunos formandos das Escolas Municipais São Lourenço e Amigos da Natureza (Extensão).
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews