Teixeira de Freitas recebeu na manhã desta segunda-feira, 20 de junho, 10 estudantes de Medicina da Universidade da Flórida (Estados Unidos) e outros na área de saúde, que irão realizar um estágio de vivência durante uma semana, para conhecer o funcionamento do Sistema de Saúde da cidade.
Para acolhê-los houve uma palestra às 08 da manhã no auditório da Secretaria de Saúde, com o palestrante Adriano Massuda, que é médico formado pela Universidade Federal do Paraná, com mestrado e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas, experiência em administração pública, ex-secretário de Saúde de Curitiba e atual diretor da EBSERH - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.
O palestrante focou no Sistema de Saúde brasileiro e as novas visões dos estudantes da universidade de Harvard sobre as políticas e construções desse sistema, que se associa à luta da democracia em nosso país, além de falar sobre o processo de implantação e as lutas e desafios nos últimos anos da Saúde em nosso país.
Adriano colocou que, algumas cidades, como Teixeira de Freitas, têm aumentado o número de equipes de saúde da família fazendo com que impactasse na redução de algumas doenças e melhorado as redes de urgência. Ele falou que, a saúde como um bem público contribui também para a construção da cidadania do brasileiro. Porém, os desafios se deparam com situações como o financiamento do SUS, que precisa de segurança e grandes investimentos.
Sobre a diferença entre o SUS, no Brasil, e o Sistema de Saúde norte-americano, ele colocou que há uma diversidade de exclusão muito grande nos Estados Unidos e que lá a Saúde ainda não é um direito, pois as pessoas ainda têm que pagar pelos serviços que precisam, e o número de mortalidade ainda é muito alto, por conta dessa falta de acessibilidade.
Ainda esteve presente o prefeito da cidade, João Bosco Bittencourt, que é médico, e pode falar sobre os desafios que esses profissionais enfrentam quando entram na profissão. Ele colocou que hoje há a UFSB na cidade, que “é uma promessa para ser modelo e referência de ensino na área da saúde”. É muito importante essa aproximação dos estudantes com o local de trabalho. E os profissionais devem almejar fazer a diferença e melhorar o mundo”, enfatizou o prefeito.
O secretário municipal de saúde, Eujácio Samuel Dantas, disse que os dez estudantes ficarão por uma semana conhecendo as Unidades de Saúde da cidade, vivenciando as nossas práticas e experiências, “com isso nós vamos ganhar conhecimento, no que eles estarão agregando aos nossos profissionais, e eles, com certeza, levarão experiências proveitosas do nosso Sistema de Saúde”.
Eujácio lembrou que no ano passado Teixeira recebeu um grupo de estudantes da UFBA, e também receberá esse ano, isso por que a cidade tem se tornado referência no país, no que diz respeito ao trabalho com a saúde para a população, seja na Atenção Básica, ou nas urgências. "Teixeira tem 100% de cobertura da Saúde da Família, o que melhorou bastante o trabalho de prevenção, fazendo com que os profissionais daqui sempre sejam convidados a estarem dividindo essas experiências de sucesso com outras cidades", disse o secretário.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews