Uma pesquisa aponta que as mulheres são a grande maioria em cargos de supervisão, coordenação, direção e gestão de escolas brasileiras. Elas ocupam nove de dez cargos das funções citadas. Os dados são de um levantamento feito a pedido do G1 pelo IDados, empresa especialista em dados de educação. Quando comparada às demais carreiras de graduação, a pedagogia se destaca pela prevalência quase total de estudantes mulheres.
O fato se mostra pela alta porcentagem de matrículas em cursos de educação à distância (EAD) e pela maior incidência de estudantes que vêm de famílias das classes mais pobres do país. Para chegar à porcentagem, a pesquisa cruzou dados de três fontes: o Censo da Educação Superior e os questionários do Enade e da Prova Brasil, respondidos por quem está na faculdade e por quem já dá aulas, respectivamente.
Em 2015, segundo o Censo da Educação Superior, 8% de todas as matrículas em graduação eram de pedagogia, o que representa 652.537 de 8.027.297 estudantes. As mulheres respondiam por 606.678, ou 93% dessas matrículas. Em relação a todos os demais 7.374.760 estudantes, as mulheres ainda são a maioria, embora em uma porcentagem bem mais baixa, de 54% do total.