A rede pública de ensino do município de Alcobaça realizou nesta sexta-feira (24) a 3ª Conferência Municipal de Educação, realizada pela Prefeitura de Alcobaça, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com o apoio da Câmara de Vereadores, da Fibria Papel e Celulose, da Associação dos Servidores do Magistério de Alcobaça (ASSEMA) e do Conselho Municipal de Educação (CME).
O evento contou com a participação de professores, coordenadores de ensino e dos secretários municipais, Ivan Noronha (Ação Social), Ademar Botelho (Agricultura) e Robson Mattos (Saúde), dentre outros nomes. Ao longo de todo o dia foram discutidos assuntos temáticos sobre a melhoria da qualidade do ensino oferecido aos alcobacenses. No final, as melhores propostas foram votadas e eleitos os delegados para representar o município na Conferência Estadual.
O Secretário de Educação de Alcobaça, Gildo Conceição, falou sobre o evento que reuniu profissionais do magistério para discutir o ensino público. "A realização da conferência é uma exigência da lei para garantir a participação popular na construção do projeto educacional, partindo da base, da experiência de cada município do país e nesse ano estamos discutindo a Consolidação do Sistema Nacional e o Plano Nacional de Educação", explicou.
Representando a Fíbria Papel e Celulose, Renata Silva, destacou as ações realizadas em parceria com o município para promover a melhoria da educação e do desenvolvimento social. “A Fíbria realiza diversas ações para promover a sustentabilidade e o desenvolvimento da região onde atua. À exemplo disso, desde o início deste ano estamos reunindo as comunidades e construindo um projeto com alunos da rede pública de ensino de Alcobaça, através do Programa Votorantim pela Educação (PVE)", pontuou.
O Presidente da Câmara de Vereadores de Alcobaça, Érico Miranda, falou sobre a participação do poder legislativo municipal nos assuntos de interesse da sociedade. “Todos os projetos encaminhados à essa Casa foram discutidos, votados e aprovados, muitos deles em caráter de urgência, quando se tratava de melhorias necessárias aos serviços públicos e de melhores condições ao povo alcobacense. Então, sempre estivemos e vamos continuar à disposição para construir novas ideias, novos cenários, cada vez mais próximos da expectativa do nosso povo. Contem sempre com os atuais vereadores para o que for de interesse coletivo”, falou.
Para o Prefeito de Alcobaça, a gestão pública é resultado do trabalho e do empenho de cada servidor. “É importante alinharmos nossa realidade com o planejamento de ações para os anos que virão. A participação de todos contribui para somar, tanto em experiência, quanto em força de agir. Demoramos oito meses para arrumar a gestão e isso atrasou nosso projeto e em pleitos e demandas para melhorar a estrutura para a prestação de serviços à nossa população, mas ano que vem a história será outra. Podem anotar", afirmou.
Por: Liberdadenews/Ascom