Arquitetura é a arte ou prática de projetar e construir edifícios.
Após um processo árduo e longo, muitos arquitetos recém-graduados ficam incertos sobre o que querem fazer ou onde querem atuar na vasta área, pensando nisto, separamos algumas profissões onde um arquiteto formado pode atuar e suas principais atribuições:
Paisagismo
Projetar paisagens, incluindo infraestrutura, áreas públicas, agricultura e silvicultura, é vital para construir as redes que ligam nossos espaços urbanos e rurais, mas também, e talvez mais importante, é essencial para responder à globalização e às mudanças climáticas. Arquitetos paisagistas estão envolvidos na gestão de águas pluviais, restauração ambiental e áreas de lazer. Se você gosta de trabalhar com e no ambiente natural, este pode ser o caminho para você.
Planejamento urbano
Como resultado de um crescente número de pessoas se movendo para as cidades, as condições urbanas estão constantemente em um estado de fluxo. O estado dinâmico do ambiente urbano faz com que este seja um caminho empolgante a ser tomado como arquiteto, abrangendo tudo, desde as mudanças econômicas e demográficas até o desenvolvimento sustentável. É uma responsabilidade essencial dentro de nossa profissão, e também muito desafiadora; requer adaptabilidade e resolução de problemas em larga escala.
Restauração
A herança e a história de nossas sociedades, tal como são apresentadas através da arquitetura, não são apenas belos vislumbres do passado, mas também cruciais para entender nossa cultura como disciplina. A conservação e restauração de edifícios é, inegavelmente, um desafio; é impossível agradar a todos. A mídia frequentemente aborda o ato de restauração como um "massacre do patrimônio", apesar das soluções muitas belas e adequadas.
Pesquisa
Com a atual onda de design digital e constante avanço das ferramentas digitais, nossos métodos de representação e expressão estão mudando drasticamente. A tecnologia da informação teve um profundo impacto na arquitetura que está longe de se esgotar. Estas melhorias constantes são, em parte, possibilitadas pela pesquisa de arquitetos, não necessariamente voltadas ao projeto de edifícios, mas focalizando mais em como estas novas ferramentas podem melhorar nosso trabalho.
Projeto de iluminação
A luz tem um impacto profundo em nossa saúde mental e física. Aprofundar-se na iluminação da arquitetura implica melhorar a qualidade das nossas experiências, nossa saúde e bem-estar, e a sustentabilidade não só do ambiente natural, mas também espaços menores, como os nossos ambientes de trabalho.
Arquitetura política
Alguns argumentam que a arquitetura é, por natureza, política, no entanto, ser ativo nas decisões políticas de uma cidade ou país é uma história diferente. Arquitetura é mais do que apenas criar belos objetos; a disciplina tem um valor na organização da sociedade. A firma Terroir, por exemplo, trabalhou com a Prefeitura de Burnie e a Prefeitura de Parramatta, na Austrália, para defender uma certa estrutura para a cidade, prever o que pode acontecer e projetar um conjunto de critérios para a evolução urbana. É um caso de arquitetura que influencia a política, ao invés do contrário.
Arquitetura extrema
Com a mudança climática, fenômenos extremos, como inundações, ondas de calor e furacões serão mais recorrentes. Os ambientes extremos existentes, como desertos, tendem a se expandir devido a fenômenos como a desertificação. Especializar-se em condições climáticas extremas é, portanto, não só uma maneira fascinante para abordar o assunto, mas também um modo de se adaptar ao futuro do planeta.
Além dessas, há várias outras opções, como designers, empreendedor, professor, enfim, a arquitetura é um leque de possibilidade nas mãos de um recém formado.
Sobre o dia do arquiteto:
Hoje é comemorado o dia do Arquiteto e Urbanista, antigamente celebrado no dia 11 de dezembro, que passou a ser comemorada no dia 15 de dezembro, depois de uma resolução aprovada do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), para homenagear o nascimento do renomado arquiteto Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares.
O arquiteto ficou conhecido nacional e internacionalmente por ser um dos maiores representantes da arquitetura moderna. Niemeyer começou sua história na arquitetura em 1929, após se matricular na Escola Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro. Formado, em 1934, Oscar começou a trabalhar no escritório de Lúcio Costa. A partir dai, Niemeyer foi em uma linha crescente ganhando reconhecimento, críticas e elogios por suas obras. Atualmente, os trabalhos de Oscar Niemeyer podem ser encontrados no Brasil, Estados Unidos, França, Italia, Israel, Argélia e Alemanha, entre outros
Além da homenagem ao grande arquiteto, neste dia também é festejado o quarto aniversário do CAU, entidade de maior representatividade dos arquitetos e urbanistas brasileiros.
Por: Tatiana Novais/ LiberdadeNews
*Com informações de Archdailly e Arquitetura e Urbanismo.