Teixeira de Freitas: A Universidade Federal do Sul da Bahia publicou o seu edital para o processo seletivo 2018, integrando-se ao Sistema de Seleção Unificada, o SISU. Para participar é preciso ter realizado a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2017, com nota maior que zero na Redação, e se inscrever no SISU, entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro.
Para realizar a inscrição, é preciso acessar o site do Sisu tendo em mãos a senha mais atual cadastrada no site do Enem. É possível marcar duas escolhas de cursos. As notas de corte e a classificação parcial de cada candidato serão divulgadas nos dias 30, 31 de janeiro e 1º de fevereiro a partir de 00h00, permitindo avaliar e mudar as escolhas antes do fechamento do Sistema. O resultado da chamada regular será conhecido no dia 02 de fevereiro.
A UFSB oferece 480 vagas, 160 em cada um dos seus três Campus: Jorge Amado (Itabuna), Sosígenes Costa (Porto Seguro) e Paulo Freire (Teixeira de Freitas). As vagas ofertadas são para a Área Básica de Ingresso, com 40 vagas em cada campus e que abre caminho para as Licenciaturas Interdisciplinares (Artes e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais e suas Tecnologias;Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e Computação e suas Tecnologias) e para quatro Bacharelados Interdisciplinares (Artes, Humanidades, Ciências, Saúde), cada um com 30 vagas em cada campus.
As notas mínimas exigidas são de 500 pontos na redação e de 450 pontos em cada uma das quatro áreas avaliadas pelas provas do ENEM (Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias). Em relação à políticas afirmativas, 85% das vagas da ABI e 75% das vagas dos Bacharelados Interdisciplinares estão reservadas para as modalidades de cotas definidas na Lei Federal nº 12.711/2012.
Links importantes
· Edital 01/2018 – Processo seletivo UFSB Sisu
· Termo de adesão ao Sisu 2018 (1ª edição)
· Página de Editais 2018
Cronograma do SISU
· 1ª chamada
- Inscrições – 29/janeiro a 01/fevereiro
- Resultado da 1ª chamada – 02/fevereiro
- Matrícula presencial (14h às 20h) – 05, 06 e 07/fevereiro
- Publicação das matrículas homologadas – 09/fevereiro
- Recebimento de recursos – 12 e 14/fevereiro
- Publicação dos resultados dos recursos – 15/fevereiro
- Indicação de interesse na Lista de Espera – 02 a 07/fevereiro
· 2ª chamada
- Convocação dos candidatos selecionados – 26/fevereiro
- Matrícula presencial (14h às 20h) – 28/fevereiro a 02/março
- Publicação das matrículas homologadas – 08/março
- Recebimento de recursos – 09 e 12/março
- Publicação dos resultados dos recursos – 15/março
· Chamada Geral
- Convocação dos candidatos – 21/março
- Recebimento de documentação e matrícula (14h às 20h) – 23, 26 e 27/mar
- Publicação das matrículas homologadas – 29/março;
- Recebimento de recursos – 02 e 03/abril;
- Publicação dos resultados dos recursos – 05/abril;
- Preenchimento das vagas restantes por meio da lista de Candidatos Habilitados – 06 a 25/abril;
- Publicação da relação final de matrículas homologadas – 26/abril.
Após a conclusão de um dos cursos de primeiro ciclo é possível participar de seleção interna definida em edital para acesso a um dos cursos de segundo ciclo, conforme a lista de cursos e campus:
- Campus Jorge Amado/Itabuna: Bacharelado em Saúde Coletiva; Engenharia Agrícola e Ambiental; Engenharia Florestal; Engenharia da Sustentabilidade.
- Campus Sosígenes Costa/Porto Seguro: Antropologia; Artes do Corpo em Cena; Som, Imagem e Movimento; Bacharelado em Saúde Coletiva; Ciências Biológicas; Direito; Licenciatura em História; Oceanologia; Psicologia.
- Campus Paulo Freire/Teixeira de Freitas: Bacharelado em Saúde Coletiva; Psicologia; Medicina
A conclusão de um curso de primeiro ciclo também permite disputar vaga em seleção para programas de pós-graduação. A UFSB oferece os seguintes PPGs:
- Mestrado Profissional em Saúde da Família;
- PPG em Estado e Sociedade;
- PPG em Ciências e Tecnologias Ambientais;
- PPG em Ensino e Relações Étnico-raciais.
Por: Liberdadenews/Ascom