Intitulada "O Golpe de 2016 e a Democracia", disciplina é facultativa e disponibiliza 50 vagas aos estudantes
A UnB (Universidade de Brasília) disponibiliza para este primeiro semestre de 2018 a disciplina "O Golpe de 2016 e a Democracia", que será ministrada pelo professor Luis Felipe Miguel. As aulas pretendem discutir o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, que tramitou no Congresso Nacional entre dezembro de 2015 e agosto de 2016. A disciplina aparece na grade de cursos optativos do IPOL (Instituto de Ciência Política) da UnB e oferece 50 vagas para alunos da universidade de ambos os períodos.
Os estudantes que optares pela disciplina terão aula de segunda-feira e quarta-feira, das 10h às 11h50. Em nota, a UnB afirma que a criação de disciplinas "é de responsabilidade das unidades acadêmicas, que têm autonomia para propor e aprovar conteúdos".
"A UnB reitera seu compromisso com a liberdade de expressão e opinião - valores fundamentais para as universidades, que são espaços, por excelência, para o debate de ideias em um Estado democrático", afirma. Pelo Facebook, o professor responsável pela disciplina trata da "interpelação da realidade à luz do conhecimento produzido nas ciências sociais, que não merece o estardalhaço artificialmente criado sobre ela".
"A disciplina que estou oferecendo se alinha com valores claros, em favor da liberdade, da democracia e da justiça social, sem por isso abrir mão do rigor científico ou aderir a qualquer tipo de dogmatismo. É assim que se faz a melhor ciência e que a universidade pode realizar seu compromisso de contribuir para a construção de uma sociedade melhor", afirma Miguel.
Fonte: R7