Itamaraju: A FACISA – Faculdade de Ciências Socais Aplicadas, do CESESB – Centro de Ensino Superior do Extremo Sul da Bahia, deve receber ainda este ano, a visita dos avaliadores do MEC - Ministério de Educação e Cultura, a convite da própria instituição. Segundo o diretor geral da FACISA, professor Jackson Cordeiro de Almeida, o objetivo é promover um novo encontro da Faculdade com o MEC depois que a instituição passou por sua revitalização física e educacional.
O diretor Jackson Cordeiro, lembra que a unidade ainda é avaliada nos olhos do MEC com base nos estudos feitos nos anos de 2007, 2008 e 2009, quando a Faculdade passou por uma grave crise estrutural, no entanto, a unidade vive hoje uma nova realidade física e educacional, e gerida, sobretudo, por mantenedores que são comprometidos com a educação superior e com o desenvolvimento da região.
Contudo, o ministro da educação, Fernando Adad fez um pronunciamento nesta terça-feira (29/11), informando que algumas Faculdades da Bahia tiveram 365 vagas dos cursos de enfermagem e farmácia cortadas, mediante medida que faz parte do processo de supervisão pelo qual passarão as graduações que obtiveram notas 1 ou 2, em uma escala de 0 a 5, no Conceito Preliminar de Curso da avaliação 2009/2010, indicador que afere a qualidade da oferta do ensino.
Embora, o ministro tenha incluído a FACISA na sua lista, o Diário Oficial da União, desta terça-feira, dia 29 de novembro de 2011, na sua página 20, não prevê redução de vagas do curso de Enfermagem na FACISA (onde diz que a redução do curso de enfermagem da FACISA é zero), justamente porque o MEC teria considerado o recurso da instituição diante da sua nova estrutura física, técnica e política educacional. O diretor Jackson Cordeiro salienta que todos os cursos de enfermagem da FACISA são reconhecidos pelo MEC, e que inclusive, o curso de enfermagem foi totalmente reestruturado e reequipado, mantendo o nível de um dos mais requisitados cursos da área de saúde da região em razão do oferecimento da sua infra-estrutura, tanto técnico, quanto na docência superior.
O diretor geral Jackson Cordeiro ainda informou que o vestibular do último dia 27 de novembro, foi um sucesso e já vai lançar o vestibular agendado da instituição. E acrescenta informando a grande conquista da FACISA, que foi a aquisição dos três ônibus, modelo plus com ar-condicionado e poltronas reclináveis que farão o transporte dos seus alunos das cidades de Eunápolis e Itabela até o campus da Faculdade em Itamaraju e também o translado dos alunos de Caravelas, Alcobaça e Prado.
Por: Athylla Borborema