Vereda: Nesta segunda-feira, 06 de agosto, nossa equipe de reportagem recebeu uma denúncia de moradores da zona rural de Cruzeiro do Sul, distrito de Vereda, onde relataram que estão com os filhos impedidos de estudarem. A denúncia aponta o fechamento da escola do município, transferência do professor que atendia à zona rural e foi removido para o distrito e a falta de transporte escolar. No texto enviado para nossa redação, o morador relata os problemas vividos, e no vídeo, pais contam as dificuldades enfrentadas. Acompanhe a seguir, na integra o texto recebido por nossa reportagem.
“Sou morador da zona rural de Cruzeiro do Sul, município de Vereda, extremo sul da Bahia. Onde venho fazer uma denúncia acerca da prefeitura de Vereda, que fechou uma escola na zona rural e está deixando os alunos sem estudar, e não tem transporte para levar as crianças. Além disso, transferiu o professor que dava aula com 11 alunos na zona rural e o colocou no distrito pra dar aula para 2 alunos na cidade. A comunidade quer a abertura imediata da escola. Além disso, não foi entregue nem um ofício aos pais. E o pior de tudo, 2 escolas que foram fechadas aparecem na lista de escolas da prefeitura! Sem falar dos funcionários fantasmas que tem na prefeitura!
No vídeo que lhes mando tem alguns pais falando do fechamento da escola, fotos de alunos e da escola que foi fechada, dos alunos na escola, e percebe-se que é uma escola nova, com apenas 4 anos que foi reformada. Desde já agradeço e espero que nos ajudem a solucionar esse descaso com a população”.
Nos vídeos, os pais relatam as dificuldades, onde um pai afirma: “Nem estrada tem, e também não tem carro. Por conta da lama o carro não vem. É muito longe, cerca de 12/13 km, para levar os meninos para pegarem o carro, e as vezes o carro não vem”. Já a mãe relata que sua filha está sem estudar há cerca de três meses, e que fecharam a escola. Em vídeo ela relata: “Mandaram os outros alunos tudo para o Cruzeiro do Sul, os maiores. Mas, minha filha não tem condições de ir porque é pequena. Porém, o carro quebra quase todo dia. Os próprios alunos já empurraram esse carro, e quando tá chovendo ele não vem. Ai alguns vão a pé, mas, minha filha não tem condições de ir. Aí, fecharam a escola e os alunos pequenos estão sem estudar”.
Durante a fala, a mãe ainda faz uma acusação grave, onde diz que as mudanças foram por motivos políticos e disse: “ Por motivo político, o secretario de educação fechou a escola, por politicagem”.
Após receber o texto e os vídeos, nossa equipe entrou em contato com a Prefeitura de Vereda e com a Secretaria Municipal de Educação de Vereda, para obter uma resposta sobre as denúncias feitas. Mas, nossas ligações não foram atendidas, e vamos aguardar um posicionamento da Prefeitura de Vereda. Nossa equipe entrou em contato com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, que disse que irá apurar as denúncias.
Por: Rafael Vedra/LiberdadeNews