Teixeira de Freitas: A comunidade escolar do Colégio Estadual Henrique Brito – Tempo Integral (CEHBI), NTE 07 – Teixeira de Freitas, realizou nesta última terça-feira (28), realizou a Feira de Ciências 2018 (FECIBA), que tem como um dos objetivos promover o processo de iniciação científica na Educação Básica, tendo a pesquisa como elemento norteador da relação de aprendizagem. Esse projeto é uma iniciativa desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, que envolve todas as Áreas do Conhecimento e conta com a participação de todos os estudantes do Ensino Médio.
Associado ao referido trabalho, destaca-se o “Projeto de Revitalização: Biquinha, Coração Verde”, projeto ambiental que vem sendo desenvolvido desde 2017, cujo objetivo geral é restaurar a área degradada em que está localizada a Biquinha, com plantio de mudas de árvores diversificadas, as quais são produzidas pelos estudantes no Viveiro Educador, bem como oriundas de doações de instituições parceiras. O projeto contempla ainda a Horta Escolar e o Horto Medicinal com a produção de mudas plantadas no coco da Bahia no formato de reuso, com a utilização de Terra enriquecida organicamente com sobras de alimentos, através do processo de compostagem realizado no ambiente escolar.
Conforme declara a professora Ednair, articuladora do Programa de Educação de Tempo Integral na referida Unidade Escolar, “em 2018 a comunidade escolar escolheu como tema gerador dos projetos a serem desenvolvidos neste ano, “Ecologia do ser, um caminho para a Integração”, o qual está intrinsecamente atrelado às atividades desenvolvidas no percurso de formação dos discentes e a Educação Ambiental e Saúde na Escola. Esse tema tem sido um meio indispensável para reintegrar homem e natureza, um caminho que acredito ser fundamental para a construção de uma comunidade pacificadora, saudável e consciente da sua função social, através da consolidação da educação integral, na sua inteireza.”
O Colégio Estadual Henrique Brito – Tempo Integral funciona com duas turmas de 1° Ano e duas turmas de 2° Ano em Tempo Integral, e duas turmas de 3° Ano Regular, no Turno Matutino. À noite, funciona com um 1°, um 2° e um 3° Regular; três turmas de EJA VI (correspondente ao 1° e 2° ano do Ensino Médio) e duas turmas de EJA VII (correspondente ao 3° Ano do Ensino Médio). O FECIBA funcionou diurno e noturno, e vários trabalhos foram destaques. Alguns desses trabalhos serão submetidos à Avaliação Regional. “A FECIBA oportuniza a Iniciação Científica do educando e a escola abraça todos os trabalhos dos alunos, orientando e incentivando a pesquisa”, explicou a diretora Shirley Cancela.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews