Habituado a caminhar pelo centro de São Paulo, o fotógrafo Diego Padgurschi viu a região se transformar na última década com a chegada de levas de imigrantes e refugiados africanos.

Vindos de Angola, Nigéria, Senegal, Gana, Guiné-Bissau, Mali, Guiné e República Democrática do Congo, entre outras nações, muitos traziam na bagagem tecidos coloridos e máscaras tradicionais, que passaram a vender nas ruas que há um século fervilhavam com imigrantes italianos, espanhóis, libaneses e japoneses.

Não há dados precisos sobre a presença de africanos em São Paulo, pois nem todos estão no cadastro de estrangeiros da Polícia Federal. Segundo a corporação, 292.288 estrangeiros se mudaram para a cidade entre 2001 e 2017.

A Secretaria Nacional de Justiça, por sua vez, registrou 161 mil pedidos de refúgio no Brasil desde 2010. O ano com mais solicitações foi 2017, com 33.866, das quais ao menos 4.785 foram feitas por africanos.

Inspirado nos fotógrafos malineses Seydou Keita, Malick Sidibè e Adama Kouyaté, celebrizados pelos retratos de pessoas comuns nas ruas do Mali no século passado, Padgurschi montou um estúdio móvel e foi atrás de dois dos mais numerosos grupos de africanos em São Paulo: nigerianos e senegaleses.

Primeiro, instalou-se num domingo à porta de uma igreja evangélica nigeriana na avenida Rio Branco, no centro da cidade, montou os equipamentos e ficou à espera de quem quisesse posar.

Depois, repetiu os passos ali perto, na Praça da República, onde todas as segundas-feiras senegaleses se reúnem para uma sessão de batucadas intercaladas por leituras do Alcorão.

Padgurschi diz que, no início, foi recebido com desconfiança. "Muitos perguntavam quanto as fotos custariam. Quando dizia que não queria nada, achavam ainda mais estranho", ele conta à BBC News Brasil.

Após várias visitas, foi ganhando a confiança do grupo. Para deixá-los à vontade, não pedia qualquer informação pessoal dos fotografados. Deu certo. Ao longo de um ano, Padgurschi fez cerca de 3 mil fotos de africanos e seus filhos, vários deles nascidos no Brasil. Batizado de "Novos Brasileiros", o trabalho buscou retratar a comunidade de uma maneira pouco habitual.

"Vemos muitas reportagens com tom de denúncia mostrando as duras condições de vida e de trabalho que os imigrantes e refugiados enfrentam no País. Já eu tentei retratá-los de uma forma digna, quis fazer fotos que eles pudessem guardar", explica. Cada vez que voltava aos locais, Padgurschi levava as imagens impressas e as distribuía aos retratados.

Africanos escravizados no Brasil

Padgurschi lembra que a chegada dos africanos se insere numa longa história que o Brasil mantém com o continente, marcada por um dos aspectos mais sombrios da formação do país - a escravidão negra.

Segundo o The Trans-Atlantic Slave Trade Database, uma iniciativa internacional de catalogação de dados sobre o tráfico de pessoas escravizadas, navios portugueses ou brasileiros embarcaram suas vítimas em quase 90 portos africanos, fazendo mais de 11,4 mil viagens.

Dessas, 9,2 mil tiveram como destino o Brasil. Estima-se que 4,9 milhões de africanos tenham desembarcado no país naquela época. Nenhum outro lugar do mundo recebeu tantos escravizados. Nos Estados Unidos, em comparação, foram 389 mil.

Diferentemente dos que chegaram naquele período, Padgurschi diz que os africanos que desembarcam hoje no país não serão forçados a romper os laços com a terra natal. "Nenhum negro brasileiro tem seu sobrenome africano, mas sim o de quem o escravizou. Já os africanos que estão aqui agora poderão repassar seus nomes aos filhos e netos, que saberão de onde vieram seus antepassados."

"Meu trabalho se propõe a fazer um registro dos novos africanos, que vão conseguir manter uma conexão com suas origens muito maior do que os escravos, que tiveram suas histórias apagadas."

Fonte: BBC News

BA: mulheres representam 30% dos condutores e são mais responsáveis

A Bahia conta com quase 3 milhões de habilitados, e apesar de uma população feminina maior – cerca de 53%, apenas 30% são delas são

Potencializando a educação: Convertendo PDF para Word com

Em um cenário educacional cada vez mais digitalizado, a capacidade de poder converter documentos de PDF para Word se tornou uma habilidade essencial

SiSU: UFSB oferece 2.132 vagas em Porto Seguro, Itabuna e Teixeira de

Teixeira de Freitas: Nessa edição do SiSU, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) está ofertando 2.132 vagas em 50 cursos paras as

UFSB lança Processo Seletivo 2024 com métodos inovadores de

As inscrições para o Processo Seletivo de Cursos de Graduação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) começaram quinta-feira (4),

PM divulga edital de seleção para colégios e creches na Bahia

A Polícia Militar da Bahia lançou o edital das inscrições do processo seletivo para admissão de alunos ao Centro Municipal de Educação

CPR-ES dá início ao Projeto Kung Fu na Escola no distrito de Santo

Teixeira de Freitas: O Comandante do Policiamento da Região Extremo Sul (CPR-ES) coronel Paraiso, deu início, na manhã desta sexta-feira (11),

Pestalozzi Teixeira de Freitas Celebra 36 Anos com Sucesso do The

Teixeira de Freitas: O evento reuniu diretores, professores, alunos e jurados na celebração do 36º aniversário da Associação Pestalozzi de

Colégio Henrique Brito promove Sarau de Projetos Artísticos e

Teixeira de Freitas: O Colégio Estadual Henrique Brito Tempo Integral (CEHBI), localizado em Teixeira de Freitas, realiza na próxima sexta-feira,

Uneb lança edital para inscrição no vestibular com mais de 7 mil

Começam no próximo dia 18 e vão até 10 de outubro as inscrições para o vestibular da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) 2024. O edital de

Policiais da CIPRv/Itabuna (PRE) realizam palestra em Escola

Teixeira de Freitas: Em uma iniciativa de conscientização e educação, policiais da CIPRv/Itabuna realizaram uma palestra na Escola Municipal

Nossos Apoiadores: