Teixeira de Freitas: O evento aconteceu na noite da última quinta-feira 22 de novembro, na Praça da Bíblia, região central da cidade, e contou com presença de secretários, vereadores, empresários, estudantes, educadores, e comunidade. A composição da mesa foi formada por Lucineide Santos Batista, representando as Escolas Municipais e Educação Infantil; Josiane Lopes Medeiros, representando as Escolas do Fundamental I; Aletes Airam Rodrigues, representando as Escolas Municipais de Ensino Fundamental II; Samuel Alves, Coordenador do Departamento de Cultura; Jadilson Morais, representando a Imprensa; Maria José Coutinho, Diretora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação; Ronaldo Cordeiro, representando a Câmara Municipal de Vereadores, e Hebert Fernandes chagas, chefe de gabinete, representando o prefeito Temoteo Alves de Brito.
O objetivo central II Concurso de Poesia Estudantil é de incentivar a valorização da poesia, da escrita e da leitura. O concurso ofereceu a oportunidade de cada um dos estudantes apresentar ou mesmo descobrir o talento para a escrita poética. Para a Prefeitura de Teixeira de Freitas, promover ações deste tipo é investir no desenvolvimento cultural e na educação dos alunos.
O Diretor do Departamento da Casa da Cultura Dermival Pires, salientou que pelo segundo ano consecutivo, a Casa da Cultura está realizando o festival de poesia, que é uma provocação do Departamento de Cultural, e executado pelo setor pedagógico da Secretaria de Educação. "Esse projeto é realizado primeiro nas escolas, realiza seu festival interno escolhe os três melhores e posteriormente cada primeiro lugar de cada escola irá concorrer com outros das demais escolas. Esse material, após ser recolhido, volta para o Departamento de Cultura, com a coordenação de Samuel Alves", explicou Pires. Ainda segundo Pires, esse ano foi feito uma parceria com algumas faculdades e um colegiado de Letras foi que procedeu à escolha, e hoje haverá a culminância com a entrega do prêmio aos melhores do festival estudantil", concluiu.
A coordenadora das escolas fundamental II, 6º aos 9º ano, da Secretaria Municipal de Educação, Jayame Silva, disse que ficou muito feliz pelo evento. "Estou muito feliz, meu sentimento é de orgulho em premiar os nossos alunos da rede municipal, que são jovens talentos. Esse já é o segundo ano que é de organização do Departamento de Cultura, através do professor Samuel Alves, e nós do Núcleo de Apoio Pedagógico da Secretaria de Educação, entramos como colaboradores. O evento visa aprimorar, valorizar, o gosto literário pela arte, enfim, enfatizar aquilo que os nossos colegas e professores já realizam nas unidades escolares".
E concluiu: "Esse ano os primeiros colocados terão como prêmio, uma viagem a Porto Seguro, Arraial D’ajuda, Coroa Vermelha; um grande passeio pela Rota do Descobrimento, e farão uma visita a reserva da Jaqueira. Os estudantes premiados terão a oportunidade de levar um acompanhante, com isso irá vivenciar momentos históricos, inesquecíveis".
Hebert Fernandes Chagas, chefe de gabinete, representando o prefeito Temoteo Alves de Brito, falou que esse é um evento da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. "É um momento especial, pois estamos levando cultura para os quatros cantos da cidade. Hoje é um momento especial, a entrega dos vencedores, das crianças que fizeram suas poesias com o tema: “Cidade Limpa”, em nome do prefeito, parabenizo a todos que estiveram envolvidos nesse evento.
O grande vencedor do festival de poesias foi Samuel de Jesus Almeida Costa, 14 anos, do 9º Ano, da Escola Municipal Joaquim José de Almeida. "Estou muito feliz, me esforcei muito, para alcançar esse mérito. Já tenho alguns poemas, fui me inspirando e fiz esse texto referente à “Cidade Limpa”. Quero curtir essa viagem, aproveitar para fotografar e escrever mais. Agradeço a minha família e minha professora. Estou muito feliz", concluiu Samuel.
Por: Liberdadenews/Ascom