A caverna foi descoberta por acidente por funcionários de um parque
Uma equipe que trabalha para o Ministério de Recursos Nacionais do Canadá encontrou uma imensa caverna no país. A caverna é tão grande que sua boca mede apenas 100 metros por 60 metros. Mas o mais notável é que os especialistas acreditam que, apesar de seu tamanho gigantesco, é a primeira vez que ela é vista pelos olhos humanos.
A caverna foi localizada durante um exercício rotineiro de contagem de rena. A equipe avistou algo incomum enquanto estavam em um helicóptero sobre o Wells Gray Provincial Park, na Colúmbia Britânica.
“Minha reação imediata foi de que não pode haver uma caverna lá, é impossível”, disse Catherine Hickson, geóloga envolvida na expedição da caverna em setembro, ao Global News.
“No momento [os espeleólogos] estão dizendo que certamente é um dos maiores do Canadá”.
“Quando você está parado na beirada olhando para baixo, sua linha de visão é de quase 183 metros. Você não tem linhas de visão de 600 pés em cavernas canadenses – isso simplesmente não acontece.” O pesquisador e espeleólogo John Pollack, que também esteve envolvido na expedição, acrescentou ao Canadian Geographic .
Mas ainda mais extraordinário é o fato de que até agora, ela permaneceu completamente escondida. Os pesquisadores não conseguiram encontrar nenhuma referência a ela ainda sem nome em nenhum lugar.
Eles consultaram as comunidades indígenas para verificar se sua existência está documentada em seus registros. Também estão apelando ao público, pedindo que as pessoas se apresentem se tiverem algum conhecimento dele e de sua história.
Hickson suspeita que até muito recentemente, a área teria sido coberta de neve durante todo o ano. Portanto, a neve teria mascarado e escondido sua boca.
Até agora, houve apenas uma descida à caverna, pelo especialista em cavernas Lee Hollis. Ele chegou a 80 metros, mas não conseguiu explorar mais devido à cachoeira da caverna. Especialistas acreditam que a cachoeira leva a um rio subterrâneo que surge a 500 metros abaixo e a 2,1 quilômetros da boca.
A localização da caverna – temporariamente apelidada de “Sarlacc Pit”, em referência ao horripilante monstro de Star Wars – está sendo mantida em sigilo, pelo menos por enquanto. Os pesquisadores esperam que isso ajude a proteger a maravilha natural intocada e oferecer aos especialistas a chance de examiná-la mais de perto.
Fonte: Go Outside