Em tempo de volta as aulas sempre rola aquela ansiedade tanto das crianças como dos pais, de retornar a escola. Após as férias as crianças voltam com todo gás e claro, na expectativa de conhecer novos colegas e professores. Mas será que todos os alunos reagem da mesma forma?
Para alunos do ensino fundamental 1 e 2 esse período é/pode ser tranquilo e prazeroso, pois já passaram da fase de adaptação escolar. Já na educação infantil, o processo de adaptação varia de criança para criança, em especial para aquelas que ingressarão pela primeira vez na escola.
O choro e a resistência nos primeiros dias de aulas são absolutamente normais, pois as crianças imaginam que os pais estão indo embora, que não irão voltar e sentem insegurança por estarem em um ambiente com pessoas diferentes.
Mas os pais estão preparados para esse momento?
Alguns pais também apresentam dificuldades para lhe dar com situações de choros e resistências nos primeiros dias de aula, então surgem as preocupações, as dúvidas e aquele aperto no coração de sair e deixar o (a) filho (a) chorando.
Outra cena que chama bastante atenção e que também é absolutamente normal é quando a criança começa apresentar resistência após o segundo dia de aula. Isso mesmo! Ela pode não chorar no primeiro dia pelo fato de ser uma novidade estar na escola, mas pode chorar no segundo dia, durante uma semana e acreditem, é normal a criança apresentar resistência nos primeiros trinta dias de aula.
Contudo por mais que o coração fique apertado em voltar para casa e deixar o filho chorando, os pais devem confiar na escola e nos professores e ter a certeza que na sua ausência a criança irá ser bem tratada e que os mesmos utilizam métodos para adaptação dos alunos, ou seja, não significa que a criança irá chorar durante todo o período que estiver na escola.
Separamos algumas dicas de como enfrentar esse processo de adaptação escolar:
Desenvolva um elo de confiança: Converse bastante com seu filho e descreva o que acontecerá durante sua permanência na escola e diga sempre quando irá busca-lo de volta.
Fale sobre a escola: Se a criança já tem idade para entender, converse bastante sobre a escola antes de fazer sua matricula, sempre falando sobre o lado positivo e contando como primos ou irmãos mais velhos se divertem lá.
Transmita segurança em suas ações: Crianças sabem ler as emoções, por isto, aja de forma segura e confiante, tente confortá-la e reforce que a escola é um lugar agradável e as professoras serão amigas e muito carinhosa e mesmo diante de muito choro do seu filho, procure não demorar muito para ir embora.
Dê autonomia ao seu filho: a criança deve ser levada “caminhando” e ser entregue à professora, pois é sempre mais difícil sair do colo de alguém conhecido.
Jamais ofereça recompensas: A criança deve encarar a ida à escola como um fato natural de sua vida.
- Seja pontual no horário da saída: As crianças têm medo dos pais não voltarem para pegá-los na escola, por isto, é importante ser pontual na saída para que seu filho se sinta seguro.
Acredite na sua escolha: Confie na escola que você escolheu para seu filho e nos professores que são profissionais capacitados e treinados para a educação!
Fonte: Coordenadora da escola CEO,Lurdiane Muniz ,pedagogoa/psicopedagoga institucional