A tecnologia laser ajudou a descobrir a cidade antiga
Arqueólogos sul-africanos encontraram com ajuda de tecnologia a laser uma antiga cidade perdida conhecida como Kweneng. Os pesquisadores, que são na Universidade de Witwatersrand, estudam o local no Parque Nacional Suikerbosrand há décadas.
A tecnologia laser de ponta conhecida como LiDAR (Light Detection and Ranging) se tornou disponível nos últimos anos e ajudou os arqueólogos a estudarem as ruínas em detalhes. O que eles pensavam ser apenas uma dispersão de pedra antiga cabanas acabou por ser uma verdadeira cidade, perdida para a história por 200 anos.
Kweneng estava sob a vegetação densa, não sendo possível ver a olho nu. E após três décadas de cuidadosa pesquisa, arqueólogos na África do Sul encontraram o lar de um grupo étnico que fala Tswana. Acredita que as 800 propriedades de Kweneng abrigaram nada menos que 10.000 pessoas.
“Os dados LiDAR nos permitem fazer, na verdade, mapear e rastrear o que estava acontecendo nessas cidades, porque não há registros escritos deles. Então, estamos basicamente redescobrindo o uso, e o que isso significa está preenchendo uma enorme lacuna histórica especialmente para a África Austral, para a história pré-colonial que não tem registro escrito, então agora estamos começando a preencher as lacunas usando esta tecnologia”, disse Fern Imbali Sixwanha, uma candidata de doutorado que faz parte da equipe que estuda Kweneng ao Africa News.
Estudos revelam agora que Kweneng, que se estendia por cerca de 20 quilômetros quadrados, estava em seu auge entre os séculos XV e XIX. Acredita-se que Kweneng – como outras cidades-estados de Tswana – entrou em declínio após um conflito civil.
Fonte: Go Outside