Neste artigo mostraremos um pouco mais sobre as olimpíadas de conhecimento com maior participação dos estudantes brasileiros.

Neste artigo mostraremos um pouco mais sobre as olimpíadas de conhecimento com maior participação dos estudantes brasileiros. Traçaremos um breve histórico e em seguida, citaremos opiniões sobre a importância de se participar destes programas, na visão de especialistas.

Sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM)

Organizada na Europa desde 1894, no Brasil a primeira olimpíada de Matemática ocorreu em 1979. São realizadas anualmente.  Até aqui, depois de várias alterações no formato, na OBM de hoje inclui também o formato universitário, em duas fases.

As inscrições para a OBM 2014 já estão abertas e poderão ser feitas através do site da OBM até o dia 09 de maio de 2014.

Observação: As escolas são quem cadastram seus alunos para participar do concurso.

José Francisco Soares, Professor do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e membro do GAME - Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais, diz que “qualquer envolvimento da escola em algo pedagogicamente relevante produz resultados", pois a escola vê-se capaz de se organizar para participar efetivamente da olimpíada tendo um projeto mais sólido e efetivo de ensino de matemática, o que, por sua vez, enseja um melhor desempenho de todos os seus alunos nos testes de matemática. (Jornal da Ciência, de 03/04/2014)

O professor José Luiz Rosa Pinho, responsável pela organização da Olimpíada de Matemática do Estado de Santa Catarina, diz que a participação nas Olimpíadas Científicas (neste caso a de Matemática) ajuda a desenvolver o raciocínio crítico, criativo e independente do aluno, pois as olimpíadas se apresentam como um desafio e motivação para outros estudos e que o desafio deve ser sempre estimulante, pois no futuro esses alunos irão se deparar em suas vidas e profissões com problemas que irão exigir ideias criativas. (Revista do CEMJ, Edição 33, 04/2103)

Tatiana de P. A. Maranhão, cientista política e doutora em sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), no documento “Avaliação do impacto da Olimpíada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas (OBMEP)”, diz que a Olimpíada de Matemática estimula e promove o estudo da disciplina entre alunos das escolas públicas, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica. Além disso, identifica jovens talentos e incentiva seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, e o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, o que contribui para a sua valorização profissional, entre outras particularidades. (Avaliação do impacto da Olimpíada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas (OBMEP), série Documentos Técnicos)

Sobre a Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa

Realizadas de dois em dois anos (anos pares), a Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa abrange apenas produção de textos e é realizada entre alunos de escolas públicas de todo o Brasil, para aqueles que cursam a partir da 5ª série do Ensino Fundamental. Para alunos das séries do Ensino Médio, é solicitada a criação de crônica (1º ano) e Artigo de Opinião (2º e 3º anos).

Sendo uma iniciativa do MEC (Ministério da educação e Cultura), o concurso foi criado em 2002 com o objetivo de contribuir para a melhoria da escrita de estudantes de escolas públicas brasileiras. (Dado: o Brasil amarga o 55º lugar do Programa Internacional de Avaliação de Alunos).

As inscrições para a Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa podem ser feitas até o dia 30 de abril de 2014 no site do organizador do concurso. Tanto alunos quanto professores poderão se inscrever.

A diretora executiva do programa “Todos Pela educação”, Priscila Cruz, diz que “na primeira etapa da educação, voltada à alfabetização, há muito progresso. Mas depois os índices de aprendizado caem muito. Por isso, trazer novos estímulos, como é o caso das Olimpíadas, é uma maneira de melhorar o desempenho dos estudantes.” (Isto É Independente, Edição 2309, de 21/02/2014)

Patrícia Mota Guedes, gerente de Educação da Fundação Itaú Social, diz: “um dos benefícios do projeto é justamente fazer com que o aluno se volte para sua própria realidade, conhecendo melhor o lugar onde vive. As produções são muito ricas e têm um retorno positivo para a comunidade. São disponibilizados materiais para que sejam trabalhados os gêneros textuais em sala de aula de maneira dinâmica. (Isto É Independente, Edição 2309, de 21/02/2014)

Segundo Raymundo Ferreira, coordenador geral de Tecnologia da Educação da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC), "a olimpíada faz com que o aluno possa promover a reflexão sobre a leitura de forma critica, permite articular a teoria e a prática a partir dos temas abordados para desenvolver seu texto". (Educar Para Crescer, de 26/02/2014)

Além disso, a Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa proporciona mudanças aos alunos participantes. A estudante Thairiny Cristiane Ribeiro, da cidade de Limeira/SP, que venceu a olimpíada em 2010, diz que conseguiu nota 970 (de 1 mil) na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010, graças à sua participação no concurso, e que isso lhe garantiu uma vaga em Engenharia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).  Segundo ela, sua participação a ajudou muito a escrever melhor, porque “trabalhou bastante para fechar bem as ideias, e não deixar as coisas soltas".

Diante de todos estes comentários e argumentos, vale a pena participar dessas olimpíadas e doar-se para tentar vencer. Mas se não conseguir, esta experiência será uma bagagem a mais que contribuirá para melhorar o desempenho do aluno nos exames que vai prestar.

Fonte: R7

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