Teixeira de Freitas: Novos caminhos para a educação se inicia com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ela traz novidades no jeito de ensinar das escolas, além de contemplar o protagonismo do aluno no ensino desde o infantil, até as séries finais do fundamental. A BNCC propõe ainda as escolas de todo o país, a reformulação dos currículos e a implementação de atividades que estimulem: o desenvolvimento, as habilidades e as competências dos estudantes. E para isso, é fundamental investir na formação continuada dos professores, pois isso ajudará as escolas nesse processo de adequação. A escola CEO - Centro Educacional Onipotente, pensando na qualidade do ensino, preparou o seu quadro de professores durante uma semana intensiva, com workshop sobre as competências da BNCC. Contando com a participação da palestrante, Integrante da editora FTD Soane Gomes Silva Ruas, que fez um apanhado dos pontos principais do documento, ocorreram ainda seminários apresentados pelos professores, com o objetivo de que cada um apresentasse a sua área de ensino.

E pensando nisso os professores da CEO, foram devidamente preparados para ter a sensibilidade de identificar o que o aluno precisa para conseguir sua autonomia intelectual. Nas palestras da educação infantil, foi perceptível que o uso dos recursos lúdicos ajudam a despertar o interesse do pequenos alunos ao mundo da reflexão, proporcionando ao aluno conhecer a sua realidade, se conhecer e conhecer os outros em sua volta, lembrando que para a BNCC o centro é o aluno, portanto, os nossos olhares estão voltados mais do que nunca para o desenvolvimento intelectual do aluno.

Na escola CEO se aprende brincando!!

A escola CEO – Educacional usa o brincar como ferramenta essencial para o aprendizado, para os educadores a ludicidade faz parte do método pedagógico, pois, acredita que é essencial inseri-la no planejamento, para que a criança sinta-se capaz de realizar diversos desafios, além de, possibilitar um trabalho interdisciplinar que desenvolve habilidades de reflexão estimulando o imaginário do aluno.

Os educadores adotam o lúdico não como uma opção para passar o tempo ou sair da rotina em sala de aula. O lúdico torna-se um componente tão importante quanto aos demais, pois é brincando que se aprende! E a motivação do educador para proporcionar a atividade lúdica é fundamental para que o aluno possa despertar o interesse para criar, desenvolver e participar, buscando a construção do conhecimento.

Por: Lourdiane Muniz Pedagoga/Psicopedagoga e Katiane Martins Professora de língua portuguesa.


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