Planejar-se é essencial para conseguir visualizar necessidades e etapas para realizar objetivos. Quando eles envolvem dinheiro, principalmente, um plano financeiro é imprescindível. É por meio dele que são definidos todos os passos, os pontos fortes e fracos e todos os detalhes que envolvem a realização dos mais diversos sonhos de vida.
Apesar da necessidade indiscutível, fazer um planejamento nem sempre é uma tarefa simples: envolve bastante disciplina, pesquisa e tempo. Ainda mais quando se considera o receio das pessoas quando o assunto é dinheiro, essa, na verdade, torna-se uma missão quase impossível de ser iniciada.
No entanto, é uma lição mais importante e mais simples do que se imagina. Isso porque, hoje, existem diversos mecanismos que facilitam o entendimento sobre os gastos e ainda ajudam a economizar e, por consequência, a concretizar todas as metas desejadas.
Com o apoio da tecnologia, então, as primeiras etapas — que são as mais trabalhosas também, normalmente — ficam mais prazerosas. Afinal, o que se espera é uma relação mais próxima com o dinheiro, fazendo com que o planejamento financeiro não seja chato, ou mesmo forçado.
Como a tecnologia pode ajudar com as finanças?
Existem diversas maneiras com que a tecnologia colabora financeiramente; afinal, a revolução digital é algo que toma conta do dia a dia da maior parte das pessoas e não seria diferente com o dinheiro. Com relação ao planejamento financeiro, em específico, há aplicativos que podem ajudar com a organização dos gastos.
Eles ajudam a visualizar tudo que é dispêndio e todos os ganhos, para que se possa ter uma ideia ampla de onde é possível economizar e quais são formas eficientes de multiplicar seus recursos — com investimento, por exemplo. Normalmente, é possível ainda conectar a conta bancária, para os débitos serem contabilizados de maneira automática.
Nas lojas de aplicativos, há uma infinidade de opções disponíveis, entre gratuitas e pagas, em que se pode escolher a que mais atende às necessidades e gostos de cada um. Nesse momento, vale a pena pesquisar o app que possui mais diferenciais e, por isso, traz mais eficiência ao planejamento — como a novidade Olivia.
Como funciona o aplicativo Olivia?
Criado no Vale do Silício pelos brasileiros Lucas Moraes e Cristiano Oliveira e o indiano Atul Kalantri, o app de planejamento financeiro chamado Olivia é o maior sucesso nos Estados Unidos e já possui uma fila de espera para atendimento de sete mil pessoas no Brasil.
Com 40 mil downloads contabilizados em apenas dois meses, Olivia é uma mistura de inteligência artificial, dados e chatbot, além de ser uma das grandes promessas do mercado de serviços financeiros. Isso porque o aplicativo vai além da organização das finanças e permite economizar de forma significativa.
Para que isso seja possível, a IA identifica as preferências, o comportamento e o estilo de vida do usuário por meio dos gastos e dá dicas de como economizar a partir disso. Diferente dos aplicativos comuns, Olivia respeita o consumo e os gostos de cada um e trabalha sem interferir neles. É como saber que o usuário abastece o carro em todas as segundas-feiras, por exemplo, e indicar os locais próximos com combustível mais barato.
A escolha do nome
A ideia inicial é desassociar o aplicativo com nomes relacionados a dinheiro, como “Seu Dinheiro”, exemplo que o próprio Moraes — um dos criadores — quer fugir. Por isso, foi escolhido um nome fácil de ser pronunciado em diversos idiomas no Ocidente, para que a futura expansão seja feita de forma tranquila.
Outro ponto considerado na escolha do nome, além de eliminar barreiras linguísticas é que Olivia fosse uma assistente pessoal, que assumisse uma identidade e, por isso, fosse muito mais do que apenas um aplicativo. Na pesquisa, Olivia foi um nome de destaque tanto para os Estados Unidos quanto para o Brasil é, por isso, não tiveram dúvidas quanto a escolha.
O futuro da Olivia
A palavra que pode definir o futuro do aplicativo é “promissor”. Além de ter sido considerado um dos apps com mais potencial de ascensão pela própria Apple, os números apenas comprovam o que a gigante dos eletrônicos já apontou: com crescimento de 8% por semana, o sucesso da Olivia é indiscutível.
Por isso, o plano é expandir cada vez mais. No Brasil, os usuários contam ainda com uma versão beta, mas a ideia é fortalecer o app no país. Para isso, é fundamental adquirir diversas parcerias, principalmente com os bancos, pois é por meio delas que a IA funciona da melhor forma. O caminho é longo, claro, mas o sucesso é garantido: usuários que economizam 0,8% de renda familiar, em 60 dias, passam a poupar 5,7%.
Por: Liberdadenews/Ascom