PIAF
Em 1935, Louis Leplée, dono de um cabaré em Paris, descobriu e ficou cativo do talento de uma jovem cantora de rua, Edith Gassion. Leplée a iniciou na vida artística e, poucos anos depois, já com o nome de Edith Piaf, ela se tornou a principal vedete da canção francesa. A Odeon vem de lançar um songbook com a interpretação das canções da cotovia da França, inclusive da belíssima Hino ao Amor e da chamada “canção de Paris”, La Vie em Rose.
Para quem gosta de música, essa é uma grande notícia.
COMPLEXO DE VIRA LATAS
Nelson Rodrigues, quando o Brasil saiu para jogar a Copa de 1958 na Suécia, em clima de total descrença, afirmou que ganharíamos a Copa se deixássemos de lado o nosso complexo de vira latas. Ganhamos, e bem. O problema é que, em todas as questões, continua esse nosso atávico complexo de inferioridade, acentuado agora nesse desventurado governo do Capitão. O Brasil tomou a iniciativa de dispensar vistos de entrada de turistas dos Estados Unidos, Japão e Austrália sem que esse países, em contrapartida, fizessem o mesmo.
Continuamos a virar as latas da história.
MAIS VIRAÇÃO DE LATAS
Outra do governo do Capitão: em ato de sabujice explícita, o Capitão afirmou que apoia o muro que Trump quer erguer na fronteira com o México. Palavra textual dele: “A maioria dos imigrantes não é bem intencionada”.
Os barulhos de latas viradas é ensurdecedor.
OPOSIÇÃO É PARA SE OPOR
Esse escriba se assombra com alguns conceitos políticos nesse país. Políticos da situação vivem pedindo para que a oposição ao governo federal não se oponha ao governo. Ora, para que serve a oposição se não vai se opor? Em qualquer país, estado ou cidade, haver oposição faz parte do jogo democrático. O quer os governos querem é que não haja quem contradite suas atitude para que possam cometer absurdos sem qualquer contestação.
Que haja sempre oposição...
PROFESSORES EM GREVE
Houve uma promessa do Secretário de Educação Hermon Freitas de que no dia 26 do mês passado ele, e o prefeito Timóteo se reuniriam com os professores para conversar sobre o piso salarial que não está sendo pago em sua integralidade. Como ninguém da Prefeitura apareceu, os professores resolveram entrar em greve. A Prefeitura alega não ter recursos, mas os professores exigem seus direitos.
Começou a queda de braço.
LÁ EM CURPIOBA MIRIM
Nosso correspondente em Curpioba Mirim, Sóstenes Cauim Velásquez nos escreve dando conta de um novo comentário que grassa pela cidade. Afirma-nos Cauim que D. Brígida, segundo áulicos fortes da administração municipal, não será candidata à prefeita nas eleições de 2020. Os motivos de tal decisão são a baixa popularidade da prefeita (sua administração é aprovada por apenas 13% da população) e a idade da alcaidessa, caminhando para os 80 e com a saúde debilitada.
Por enquanto são só comentários.
AINDA EM CURPIOBA MIRIM
Outro desgosto de D. Brígida, segundo Cauim, é o descrédito que ela vem recebendo do seu secretariado. Na frente dela todos se manifesta como soldados da administração, mas basta ela virar as costas e as críticas surgem candentes: centralizadora, não fala com ninguém, não atende vereadores e aposta apenas em se locupletar sem se preocupar com a administração., Com isso, além de tudo, está carregando a bancada para o buraco e poucos vereadores terão chance de reeleição.
Curpioba, segundo Cauim, vai de mal a pior e isso se reflete na política.
POSTINHO DA URBIS
Há uma conversa de que o Dr. Satanislaw Siewpierski vai voltar para o Postinho da Urbis. Desde setembro, aquela unidade está sem médico, sendo que nos últimos dias um profissional atende lá duas vezes por semana. A situação está insustentável e espera-se que a Secretaria da Saúde resolva urgente o problema.
A população está no sacrifício.
CIDADE LIMPA
Muita gente não está entendendo o motivo da Diocese de Teixeira de Freitas promover uma campanha de Cidade Limpa. Para esses, essa deveria ser uma atitude da administração municipal e não da Diocese.
Fica o registro.
SITUAÇÃO DE RUA
Para fiéis da Igreja Católica, a campanha da Cidade Limpa deveria ser uma campanha diferente, voltada para as pessoas em situação de rua, sofredores que enfrentam as piores vicissitudes em seu dia a dia.
É uma ideia.
FARRA DO BOI
A economia brasileira continua estagnada, mas as televisões comemoraram como vitória a alta da IBOVESPA, que, pela primeira vez na sua história, bateu os 100 mil pontos. O mestre Hélio Fernandes, guru de toda uma geração de jornalistas, afirma que Bolsa de Valores é mera especulação e serve apenas de parâmetro para o grande capital, nada tendo a ver com a dura realidade da população.
O povo nem sabe o que é Bolsa de Valores.
PESQUISA
O Ibope publicou pesquisa comprovando que a popularidade do Capitão, da posse até agora, caiu 15%. Imediatamente, os fanáticos seguidores do Capitão estão buscando desqualificar a pesquisa.
Aceitem que dói menos.
TEMER PRESO
Uma hora dessas, depois da prisão de Temer e Moreira Franco, deve estar a maior festa na casa de Dilma.
O traidor para agora o preço da traição.
MÁGOA
Professores teixeirenses estão magoados com o secretário de Educação Hermon Freitas. Segundo um deles, que pediu para não ser identificado, o secretário está tentando, em entrevistas nas rádios , jogar o povo contra a categoria. O Secretário afirma que os professores todos recebem acima do piso, quando isso só acontece com o profissional que tem longo tempo de carreira.
Virão por aí cenas do próximo capítulo.
VERDADE
A prisão de Temer e de Moreira, ainda que justa, é uma tentativa das Lavajato de sair das cordas onde foi jogada por Maia, ao trucidar Moro e pelo Supremo ao se posicionar a favor de Caixa 2 ser julgado pela Justiça eleitoral.
Quem viver verá.
FECHANDO A NICA
“A justiça fez justiça com o traidor do Temer”. (Deputado Jorge Solla)
“Moro é apenas ministro da Justiça, subordinado a Bolsonaro. Eu sou presidente do Legislativo e qualquer coisa só trato com o presidente da República” (Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados)
“Barbaridade!” (Temer, ao ser preso e conduzido pela PF).
“A esquerda só é boa para organizar manifestações e desorganizar a economia...”(Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco)