Você já ouviu falar em memorial descritivo? Caso esteja pensando em comprar um apartamento na planta, é melhor saber mais sobre esse documento. Alguns papéis são mais conhecidos que os outros, mas isso não diminui a importância. Esse, por exemplo, não é tão familiar quanto a escritura pública.

O memorial descritivo

O memorial descritivo é um documento que reúne tudo o que concerne à construção do imóvel. Tais como: objetivos, normas técnicas, locação e desenvolvimento da obra, proteções e instalações, especificações, fundamentos, movimentos da terra e drenagem, concreto armado e paredes.

Apenas responsáveis habilitados pelo projeto podem elaborar o memorial descritivo, que deve estar de acordo com a ABNT NBR 15575.

Esse registro é obrigatório e deve ser feito no Cartório de Registro de Imóveis, de acordo com a localização do terreno.

Dependendo de cada município, as informações que constam no memorial podem variar. Dessa forma, o técnico responsável pela elaboração deve conhecer a legislação específica da cidade em relação às obras de construção.

A importância do documento

Esse documento é disponibilizado de maneira pública e isso é um ponto importante para aqueles que desejam comprar imóveis na planta.

Como são vendidos como um projeto, há sempre o perigo dos imóveis comprados na planta serem entregues de maneira diferente de como foram apresentados.

Já que o memorial reúne todas as descrições fundamentais, você que está comprando, tem acesso ao que deve ser realizado e o que é esperado para a entrega na conclusão da obra.

Assim, além de servir como um guia durante a construção também assegura os direitos do consumidor.

 Por meio do memorial descritivo, a empresa também fica resguardada de possíveis problemas, tais como, exigências do comprador que não foram previstas no documento.

Elaboração do memorial descritivo

Citamos anteriormente as informações que devem, obrigatoriamente, contar em um documento desse tipo, e que as exigências podem mudar de acordo com a prefeitura local.

Assim, é fundamental que constem no memorial os números de matrícula ou dos registros de transcrição dos imóveis.

Também é obrigatório constar as assinaturas do proprietário do imóvel, do confinante tabular, do requerente da retificação e do responsável técnico.

A documentação deve ser registrada no CREA e devem ser apresentadas as qualidades dos subscritores.

O memorial também ajuda na elaboração do orçamento, atuando como uma das mais valiosas fontes de referência para os engenheiros de custos fazerem seu trabalho.

Para a elaboração deste documento, devem ser seguidas certas etapas. Tais como:

  • Dados da obra — que dependerão do tipo de memorial;
  • Localização da obra;
  • Proprietário;
  • Detalhes de cada fase de execução da obra;
  • Alvenaria: com a relação de todos os materiais aplicados na construção;
  • Acabamento;
  • Conceituação do projeto;
  • Premissas fundamentais adotadas durante o projeto,
  • E, por fim, objetivos do projeto.

Detalhamento em todos os aspectos

O memorial descritivo é um documento de extrema importância para o consumidor que busca comprar um imóvel na planta. E também vale para que a construtora ou incorporadora deixe claro todos os aspectos da obra. Ou seja, é ele que dá garantia da realização da obra conforme combinado no planejamento.

É importante para os dois lados e não deve ser esquecido. Infelizmente, não é tão conhecido como outros documentos, o que pode trazer alguns problemas. Quem desconhece sua existência pode ser prejudicado ou lesado de alguma forma.

 Por isso, fique atento aos seus direitos e ao que consta efetivamente nesse documento, pois, é o que vale. Toda a construção da sua futura casa está descrita nele.

Observar esse documento também vale para quem está interessado em um imóvel, mas ainda não fechou a compra. Ler e reconhecer os termos da obra e materiais utilizados faz muita diferença na hora de se certificar da segurança e qualidade do imóvel!


Encceja 2019: veja o que você precisa saber

Esta edição já conta com mais de 2 milhões de inscritos Destinado a brasileiros que não concluíram o ensino fundamental ou médio em idade

Escolas distritais de Teixeira recebem internet banda larga

Teixeira de Freitas: Os primeiros distritos de Teixeira de Freitas a receber o serviço de internet banda larga via satélite pelo programa

No Dia do Ciclista, campanha alerta sobre uso seguro da bicicleta

A Campanha Bicicleta Segura, da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot), chama a atenção para o Dia do Ciclista, comemorado

Brasil divulga filmes que disputam indicação ao Oscar

Desta vez vai? Dois filmes brasileiros premiados em Cannes, em maio - Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, que participou da

No Dia Mundial da Fotografia, confira um ensaio sobre o cotidiano das

O fotógrafo Gilucci Augusto conta como foi a experiência desses registros Hoje (19), é comemorado o Dia Mundial da Fotografia. A invenção traz

Mais de 150 crianças e jovens participam do Workshop de preparação

Teixeira de Freitas: Uma tarde para se preparar para um sonho. Assim foi o workshop neste sábado (17) organizado pela Casa da Cultura para

Ministro diz que em setembro, bolsas do CNPq podem ficar sem

Déficit orçamentário do órgão é de R$ 330 milhões, valor necessário para o pagamento das bolsas até o fim do ano. O Ministro da Ciência

MEC prorroga prazo do Future-se para sugestões da consulta pública

Comentários poderão ser enviados até 29 de agosto. Programa pretende flexibilizar o financiamento do ensino superior alterando leis para que as

Etapas do Prouni e Fies são adiadas; confira novas datas

Termina na próxima segunda-feira (19) o prazo para os candidatos não matriculados em instituição de ensino superior (IES) as quais têm interesse

Prefeitura Mais Perto de Você leva serviços para Cachoeira do Mato

Diversos serviços foram disponibilizados para os moradores do Distrito de Cachoeira do Mato, distante cerca de 50 km da sede, nesta quinta-feira

Policia
Nossos Apoiadores: