Investir, felizmente, é uma estratégia financeira que está cada vez mais popular entre os brasileiros. Com a criação do Tesouro Direto, como alternativa mais segura e mais rentável à poupança, as pessoas buscam formas de multiplicar o patrimônio para alcançar seus objetivos.

No entanto, quando se fala em renda variável em vez da fixa, o assunto toma outro rumo, pois ainda existe certo receio de se ter muito prejuízo. Isso porque a bolsa ainda está associada a uma visão negativa de volatilidade, resultando apenas na perda de dinheiro.

Ainda assim, o mercado de ações está entre as opções mais rentáveis de aplicações financeiras, mesmo para investidores menores. Claro, é fundamental ter objetivos e prazos bem definidos, mas com a estratégia correta, a bolsa de valores torna-se muito mais segura do que as pessoas podem imaginar.

Para isso, o primeiro passo é ter conhecimento acerca do mercado financeiro como um todo, além de uma visão geral dos cenários político-econômicos brasileiro e internacional. Estar atualizado é a chave para entender a dinâmica dos investimentos e, assim, garantir melhores resultados com as aplicações.

Por que investir em ações?

Primeiramente, é preciso compreender que ações podem sim ser a melhor opção de investimento, mas não é preciso saber quando e como investir na bolsa. Dentre os perfis de investidores, os arrojados e os moderados são as pessoas que mais se adequam a essa estratégia de investimento; para perfis conservadores, entretanto, indica-se a renda fixa apenas.

Dito isso, a bolsa de valores mostrou, com o passar do tempo, que está entre as opções mais rentáveis de investimentos, desde que se tenham técnicas e metodologias específicas. Na prática, significa que investir de acordo com as dicas dos corretores, por exemplo, pode causar perdas e até prejuízo.

O primeiro ponto que deve ser levado em consideração é que contar com apoio de especialistas ligados à alguma instituição financeira pode ser o que separa o investidor de um bom rendimento; afinal, muitos profissionais não são imparciais na estratégia, visando lucro na corretagem ou algum benefício a instituição em que trabalha.

Agora, investir na bolsa é uma opção que une rentabilidade com otimização de tempo, pois a lógica de funcionamento é simples, ou seja, não há necessidade de anos de investimentos mais simples ou de dedicação. E é justamente isso que faz com que sejam um bom negócio!

Investimento a longo prazo

Como dito anteriormente, um dos pontos mais importantes na hora de analisar a melhor aplicação financeira é ter objetivos e prazos bem definidos. Partindo desse pressuposto, planejamentos que visam o longo prazo podem ser realizados com a bolsa de valores, principalmente com ações de empresas sólidas no mercado.

A lógica é simples: ainda que sejam voláteis no curto prazo, o impacto dessa variação fica minimizado com o passar do tempo, pois companhias sólidas possuem rápida recuperação no mercado de ações. Como resultado, é possível conseguir boa rentabilidade com menores riscos.

Caso queira correr mais riscos, como é o caso de perfis mais agressivos, é possível diversificar os investimentos com ações que oscilam mais. Nesses casos, é fundamental estar mais atento à bolsa, para que o risco de mercado seja o menor possível. Uma dica é distribuir os recursos entre ações mais e menos voláteis.

Investidores iniciantes na bolsa

A ideia de que o mercado de ações é destinado apenas para grandes empresários está errada: não é preciso uma quantia significativa de dinheiro para começar a aplicar na bolsa de valores. Hoje, existem opções de R$ 500, sem a necessidade de aportes mensais.

Outro ponto interessante é que existem órgãos reguladores, como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que protegem e incentivam pequenos investidores. Na prática, é possível beneficiar-se dos rendimentos do mercado de ações tanto quanto um investidor maior.

Para investidores de primeira viagem, uma dica é sempre aplicar em ações de empresas sólidas, como da Petrobrás ou do Banco do Brasil. Vale a pena seguir também o índice Bovespa, que mostra a média das melhores ações do mercado, mas corre-se o risco de não ter um rendimento tão alto.

O mais importante é que o investidor brasileiro precisa perder o preconceito sobre a bolsa de valores. Investir da mentira certa, com cautela, garante rendimentos interessantes sem necessariamente perder a segurança. Isso porque é possível equilibrar a carteira de investimentos com aplicações de renda fixa, que podem compensar a volatilidade das ações, garantindo sempre bons resultados.

BA: mulheres representam 30% dos condutores e são mais responsáveis

A Bahia conta com quase 3 milhões de habilitados, e apesar de uma população feminina maior – cerca de 53%, apenas 30% são delas são

Potencializando a educação: Convertendo PDF para Word com

Em um cenário educacional cada vez mais digitalizado, a capacidade de poder converter documentos de PDF para Word se tornou uma habilidade essencial

SiSU: UFSB oferece 2.132 vagas em Porto Seguro, Itabuna e Teixeira de

Teixeira de Freitas: Nessa edição do SiSU, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) está ofertando 2.132 vagas em 50 cursos paras as

UFSB lança Processo Seletivo 2024 com métodos inovadores de

As inscrições para o Processo Seletivo de Cursos de Graduação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) começaram quinta-feira (4),

PM divulga edital de seleção para colégios e creches na Bahia

A Polícia Militar da Bahia lançou o edital das inscrições do processo seletivo para admissão de alunos ao Centro Municipal de Educação

CPR-ES dá início ao Projeto Kung Fu na Escola no distrito de Santo

Teixeira de Freitas: O Comandante do Policiamento da Região Extremo Sul (CPR-ES) coronel Paraiso, deu início, na manhã desta sexta-feira (11),

Pestalozzi Teixeira de Freitas Celebra 36 Anos com Sucesso do The

Teixeira de Freitas: O evento reuniu diretores, professores, alunos e jurados na celebração do 36º aniversário da Associação Pestalozzi de

Colégio Henrique Brito promove Sarau de Projetos Artísticos e

Teixeira de Freitas: O Colégio Estadual Henrique Brito Tempo Integral (CEHBI), localizado em Teixeira de Freitas, realiza na próxima sexta-feira,

Uneb lança edital para inscrição no vestibular com mais de 7 mil

Começam no próximo dia 18 e vão até 10 de outubro as inscrições para o vestibular da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) 2024. O edital de

Policiais da CIPRv/Itabuna (PRE) realizam palestra em Escola

Teixeira de Freitas: Em uma iniciativa de conscientização e educação, policiais da CIPRv/Itabuna realizaram uma palestra na Escola Municipal

Nossos Apoiadores: