Investir, felizmente, é uma estratégia financeira que está cada vez mais popular entre os brasileiros. Com a criação do Tesouro Direto, como alternativa mais segura e mais rentável à poupança, as pessoas buscam formas de multiplicar o patrimônio para alcançar seus objetivos.

No entanto, quando se fala em renda variável em vez da fixa, o assunto toma outro rumo, pois ainda existe certo receio de se ter muito prejuízo. Isso porque a bolsa ainda está associada a uma visão negativa de volatilidade, resultando apenas na perda de dinheiro.

Ainda assim, o mercado de ações está entre as opções mais rentáveis de aplicações financeiras, mesmo para investidores menores. Claro, é fundamental ter objetivos e prazos bem definidos, mas com a estratégia correta, a bolsa de valores torna-se muito mais segura do que as pessoas podem imaginar.

Para isso, o primeiro passo é ter conhecimento acerca do mercado financeiro como um todo, além de uma visão geral dos cenários político-econômicos brasileiro e internacional. Estar atualizado é a chave para entender a dinâmica dos investimentos e, assim, garantir melhores resultados com as aplicações.

Por que investir em ações?

Primeiramente, é preciso compreender que ações podem sim ser a melhor opção de investimento, mas não é preciso saber quando e como investir na bolsa. Dentre os perfis de investidores, os arrojados e os moderados são as pessoas que mais se adequam a essa estratégia de investimento; para perfis conservadores, entretanto, indica-se a renda fixa apenas.

Dito isso, a bolsa de valores mostrou, com o passar do tempo, que está entre as opções mais rentáveis de investimentos, desde que se tenham técnicas e metodologias específicas. Na prática, significa que investir de acordo com as dicas dos corretores, por exemplo, pode causar perdas e até prejuízo.

O primeiro ponto que deve ser levado em consideração é que contar com apoio de especialistas ligados à alguma instituição financeira pode ser o que separa o investidor de um bom rendimento; afinal, muitos profissionais não são imparciais na estratégia, visando lucro na corretagem ou algum benefício a instituição em que trabalha.

Agora, investir na bolsa é uma opção que une rentabilidade com otimização de tempo, pois a lógica de funcionamento é simples, ou seja, não há necessidade de anos de investimentos mais simples ou de dedicação. E é justamente isso que faz com que sejam um bom negócio!

Investimento a longo prazo

Como dito anteriormente, um dos pontos mais importantes na hora de analisar a melhor aplicação financeira é ter objetivos e prazos bem definidos. Partindo desse pressuposto, planejamentos que visam o longo prazo podem ser realizados com a bolsa de valores, principalmente com ações de empresas sólidas no mercado.

A lógica é simples: ainda que sejam voláteis no curto prazo, o impacto dessa variação fica minimizado com o passar do tempo, pois companhias sólidas possuem rápida recuperação no mercado de ações. Como resultado, é possível conseguir boa rentabilidade com menores riscos.

Caso queira correr mais riscos, como é o caso de perfis mais agressivos, é possível diversificar os investimentos com ações que oscilam mais. Nesses casos, é fundamental estar mais atento à bolsa, para que o risco de mercado seja o menor possível. Uma dica é distribuir os recursos entre ações mais e menos voláteis.

Investidores iniciantes na bolsa

A ideia de que o mercado de ações é destinado apenas para grandes empresários está errada: não é preciso uma quantia significativa de dinheiro para começar a aplicar na bolsa de valores. Hoje, existem opções de R$ 500, sem a necessidade de aportes mensais.

Outro ponto interessante é que existem órgãos reguladores, como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que protegem e incentivam pequenos investidores. Na prática, é possível beneficiar-se dos rendimentos do mercado de ações tanto quanto um investidor maior.

Para investidores de primeira viagem, uma dica é sempre aplicar em ações de empresas sólidas, como da Petrobrás ou do Banco do Brasil. Vale a pena seguir também o índice Bovespa, que mostra a média das melhores ações do mercado, mas corre-se o risco de não ter um rendimento tão alto.

O mais importante é que o investidor brasileiro precisa perder o preconceito sobre a bolsa de valores. Investir da mentira certa, com cautela, garante rendimentos interessantes sem necessariamente perder a segurança. Isso porque é possível equilibrar a carteira de investimentos com aplicações de renda fixa, que podem compensar a volatilidade das ações, garantindo sempre bons resultados.


Inscrições para vagas remanescentes do Fies terminam amanhã (11)

Esse prazo é válido para candidatos não matriculados na IES Os candidatos não matriculados na Instituição de Educação Superior só têm até

Enem 2019 está perto: confira quais documentos são validos para o

As provas serão realizadas em dois domingos, 3 e 10 de novembro O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep),

Teixeira: Justiça determina que APLB retire outdoors com Fake News

Teixeira de Freitas: O Juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública de Teixeira de Freitas, Dr. Roney Jorge Cunha Moreira, deferiu requerimento do

Programa Partiu Estágio oferece cerca de 3 mil vagas para

O programa Partiu Estágio, do Governo da Bahia, abriu 2.838 vagas nesta quarta-feira (4). Os interessados terão até o dia 4 de outubro para

Acordo põe fim à greve dos professores de Alcobaça

Alcobaça: O retorno das aulas está marcado para a próxima segunda-feira, dia 09 de setembro. Essa foi a decisão conjunta dos representantes do

Estudantes de Teixeira se encantam com a Incrível Maquina de Livros

Interativo, lúdico e o mais importante: incentiva a leitura. A Incrível Maquina de Livros está estacionada na Praça da Bíblia, no centro de

Fies 2019: processo seletivo para as vagas remanescentes iniciam hoje

Candidatos devem acessar site do programa e fazer a inscrição Começa hoje (4) o processo seletivo para vagas remanescentes do segundo semestre de

Programa oferta bolsas de estudo para alunos em 2020

As bolsas integrais são para todo ensino médio Uma iniciativa do Instituto SOMOS, braço social das redes Kroton Educacional e Somos Educação, o

Programa promove intercâmbio de estudante brasileiros para o Japão

Até o dia 4 de setembro, próxima quarta-feira, os 41 institutos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica espalhados

Em greve, professores da rede municipal de Alcobaça bloqueiam BA-290

Alcobaça: Professores da rede municipal de Alcobaça, no sul da Bahia, realizam uma manifestação na BA-290, em trecho da própria cidade.

Teixeirão 25 Anos
Policia
Nossos Apoiadores: