Em busca de mais visibilidade on-line, diversas empresas preferem investir em estratégias de otimização dos mecanismos de busca SEO — Search Engine Optimization — ao invés de criarem anúncios na internet. Por esse motivo, um dos profissionais mais procurados do mercado tem sido o analista de SEO.
Esse profissional é responsável por toda a parte estratégica da otimização para a busca orgânica, lidando com palavras-chave e os outros fatores que favorecem um bom posicionamento no Google. Sendo assim, elaboramos um artigo para você entender um pouco mais sobre a profissão que está super em alta em 2019 e tende a crescer cada vez mais.
Entenda o que um analista de SEO faz
O SEO é utilizado por empresas que desejam aparecer entre os primeiros resultados de busca orgânica. No entanto, por não ser uma tarefa muito fácil, o analista de SEO deve atuar de forma estratégica, em todas as frentes do processo.
Cabe a um analista de SEO:
- Fazer o planejamento estratégico baseado nas palavras-chave adequadas;
- Analisar o volume de busca de cada palavra escolhida;
- Analisar a estrutura de sites e suas páginas;
- Verificar a estrutura html de todas as páginas de um site;
- Fazer o monitoramento de todas as métricas de rankeamento do Google,
- Produzir relatórios com os resultados obtidos.
O Google possui mais de 200 fatores de rankeamento e a missão de um analista de SEO é garantir que um site esteja otimizado em todos ou em sua grande maioria. Podemos destacar entre eles:
- Palavras-chave otimizadas;
- Links externos;
- Adaptabilidade para mobile;
- Velocidade de carregamento das páginas;
- Tempo de permanência no site;
- Estrutura de conteúdo,
- Autoridade de domínio.
Juntando esses a outros inúmeros fatores, é possível garantir um bom posicionamento nos principais motores de busca e, com isso, os resultados sempre serão positivos.
Por que a profissão vem crescendo no mercado?
O número de empresas que começaram a investir em SEO aumentaram consideravelmente de uns tempos para cá, já que essas estratégias têm se tornado um dos melhores investimento para qualquer empreendimento.
Além disso, atualmente, qualquer segmento depende da visibilidade e reputação on-line para garantir bons lucros. Com isso, a demanda de profissionais que entendem, de fato, do assunto, também é positiva para o mercado de trabalho.
Levando em consideração que o Google sofre atualizações constantes, é preciso sempre se manter ligado para evitar que o site não seja prejudicado quanto ao seu posicionamento. Um profissional de SEO sempre está por dentro do que ocorre no universo do marketing digital, favorecendo o resultado da empresa.
E claro, investir em SEO é um trabalho feito a longo prazo, no entanto, é uma das maneiras mais econômicas e eficazes para qualquer organização. Neste sentido, é fácil perceber o quanto o profissional está em alta e o quanto a área ainda crescerá nos próximos anos.
Vale a pena investir na carreira de SEO?
O marketing digital é um grande aliado das grandes marcas e, por isso, toda empresa que deseja crescer no mercado deve investir em tal área. Os ganhos médios de um analista de SEO podem variar de R$ 4 mil a R$ 10 mil, levando em consideração a quantidade de idiomas fluentes e níveis de formação.
O próprio Google oferece diversas certificações — algumas gratuitas, inclusive — para aprimorar o conhecimento de quem possui interesse pela área ou para os que já atuam e desejam se atualizar. Em 2019, a profissão de analista de SEO é considerada uma das mais promissoras e para os próximos anos, sua tendência é só aumentar.
Por isso, se você gosta do universo de marketing digital e é apaixonado por internet, conheça mais sobre a área e invista no seu maior patrimônio: o conhecimento!