Caravelas: Menos lixo nas ruas, menos impacto ao meio ambiente, coleta mais organizada, cidade mais limpa, mais oportunidade de emprego e renda, maior compromisso com as futuras gerações e com todo o planeta.
Esse é o projeto que foi apresentado ao Prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, no início do mês de fevereiro. Na última sexta-feira, dia 22 de março, a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Edinéia França, e o Presidente da Associação Comunitária de Moradores de Ponta de Areia, Ivan Sanches, estiveram na cidade de Mucurici, no norte do Espírito Santo.
Os dois foram conhecer de perto o sistema de coleta de resíduos sólidos e a operação da Usina de Triagem de Resíduos Sólidos, administrada pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Mucurici (ASMUC).
Para avaliar a experiência com a implantação da coleta seletiva, se encontraram com o Prefeito Osvaldo Fernandes, Ernesto, Gabriel, Reinaldo e Rogério (vereadores); Arthur Crauso e Deivson Aroeira (ex-secretários de meio ambiente) e Thamyris Conrado (Secretária de Meio Ambiente).
De acordo com a Presidente da ASMUC, Mirani dos Santos Pereira, "à princípio, a associação se propõe a ficar responsável pela coleta seletiva de lixo, além do trabalho de conscientização, com palestras públicas e em escolas, afim de conscientizar a população sobre a importância de separar o lixo seco, úmido e orgânico", afirmou.
A Secretária de Meio Ambiente, Edinéia França, explicou que "a triagem, a separação, e o enfardamento e comercialização favorecem a compostagem de matéria sólida na foma de adubo e na reciclagem do lixo recolhido, com destinação correta no meio ambiente", explicou.
Para o Prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, a ideia é "diminuir o impacto dos resíduos sólidos coletados no município e lançados no meio ambiente, sem os devidos cuidados, situação que nos preocupa e nos motiva a tomar as medidas necessárias e possíveis", disse.
Por: Liberdadenews/Ascom