Estudantes de família de baixa renda que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) também podem solicitar isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Quem solicitar a isenção por estar incluído no CadÚnico deve informar o Número de Identificação Social (NIS) único e válido de acordo com o Decreto nº 6.135/2007.
O benefício do CadÚnico é disponibilizado para pessoas que declararem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que tenham renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos. O prazo para pedido de isenção está aberto até 10 de abril e deve ser realizado no sistema do Enem.
Enem 2019
Mesmo quem acessar o sistema para solicitar a isenção e for aprovado deve voltar na página do participante para realizar a inscrição, que acontece entre os dias 6 e 17 de maio. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro dia, os participantes responderão a questões de linguagens e ciências humanas e farão a prova de redação. Para isso, terão 5 horas e 30 minutos. Já no segundo dia, terão 5 horas para resolver as provas de ciências da natureza e matemática.
*Com informações do portal do Inep
Fonte: E+B Educação | Géssica Santos